Nesta semana, entre os dias 12 e 14/12, a equipe de técnicos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) estará no município de Paulo Afonso com o objetivo de formar uma rede integrada de pessoas para atuar como mobilizadores na luta contra a dengue.
Dando início às atividades programadas na quarta-feira (12) os coordenadores municipais do Projeto se encontrarão às 8h para uma reunião de alinhamento com a equipe da SESAB e da FLEM. Ainda na quarta-feira, acontece uma reunião com o secretário e gestores da Saúde, evento marcado para iniciar às 10h30, na 10ª DIRES.
Na quinta-feira (14), das 8h às 17h30, na Faculdade Sete de Setembro (FASETE), acontecerá a Oficina de Capacitação dos Articuladores, evento aberto aos moradores dos bairros: Açude, Benone Resende, Centro, Jardim Bahia, Juá, Povoado de Poços, Povoado São José, Siriema, Sítio do Lúcio, Tancredo Neves III e Várzea.
A oficina prevê a participação de cidadãos que possuem habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe e, principalmente, que estejam engajados na busca de melhorias para o bairro onde residem. Todos os participantes receberão material, almoço e certificado de participação.
O cronograma do evento contempla informações sobre o que é mobilização social e dengue (forma de contágio, sintomas, medidas preventivas e etapas da evolução do aedes aegypti – mosquito transmissor da doença), encerrando com um treinamento sobre o Sistema de Informação da Mobilização Social – SISMOB, utilizado para o registro das ações que possibilita o gerenciamento e o compartilhamento das experiências do projeto. Para finalizar a semana, no Gabinete do Prefeito, dia 14/12 (sexta-feira) às 8h30, será realizada uma reunião com o prefeito Anilton Bastos Pereira e os secretários.
Autor: ASCOM/ PMPA com informações da Secretaria de Estado da Saúde