Marcondes recebe secretário Estadual de Direitos Humanos, Felipe, e juntos acompanham encerramento da Caravana

0
AÇÕES
0
VISUALIZAÇÕES
Aconteceu nesta quinta-feira (23), o encerramento da Caravana dos Direitos Humanos. Durante três dias foram ofertados diversos serviços para toda comunidade, na Aldeia Truká-Tupan.
O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, juntamente com o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas esteve no local acompanhando a ação.
“Quero agradecer ao brilhante secretário Felipe, que teve essa iniciativa de trazer para a nossa região uma caravana tão importante como essa. A gente,  mais do que nunca,  sente que a dignidade do nosso povo está sendo respeitada e está sendo vista pelo estado”, diz o gestor.
O secretário Felipe reforçou a importância da ação para a comunidade. “É muito importante que a gente enfrente a desigualdade levando serviços públicos para os locais que têm menos acesso a esse conjunto de direitos. Os povos tradicionais indígenas, quilombolas e ciganos são parcelas da população que têm menos acesso, e neste sentido a gente tem priorizado a atenção a esse público. Estamos encerrando as atividades da caravana em Paulo Afonso com esse compromisso renovado, levando cidadania, educação e direitos humanos para as comunidades tradicionais do nosso estado”, explica.
Ele enfatizou que ao todo foram realizadas cinco caravanas em diversas cidades, e no próximo ano a expectativa é aumentar o número. “Já passa de mil os atendimentos e a expectativa de ter um número muito expressivo, o que revela que a mobilização, os apoios das prefeituras da região, dos movimentos indígenas, sobre tudo da região, foram fundamentais para trazer as lideranças e garantir esse serviço público. Quero agradecer ao gestor pela recepção, parceria e pela articulação que foi realizada na região, porque isso é muito importante para a gente consolidar a ação”, falou Freitas.
A caravana foi promovida pelo Governo do Estado, da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso, juntamente com a Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH) e o Movimento Unidos dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA).
Estiveram participando mais de 20 instituições do Governo Federal, do Governo do Estado, da Prefeitura de Paulo Afonso e região oferecendo um grande conjunto de serviço para todo a população e em especial para os povos indígenas. A programação contou com atendimentos de Ouvidoria do Governo do Estado, DPE, Sesai, DPU, Funai, INSS, Procon, TER, TRT, Bolsa Família, Regularização de documentos pessoais, roda de conversa, atendimento médico, entre outros serviços em Saúde, como também o atendimento por meio do ônibus do Programa Bolsa Família.
“Estamos felizes com o resultado. Até essa quarta-feira (22), foram realizados 700 atendimentos e nesta quinta vamos dobrar o número. Pela quantidade de pessoas que já estão aqui a expectativa é que finalize com cerca de 1.500 atendimentos. Foi muito importante! A expectativa está sendo superada como sempre. Desde já agradeço a participação de todos os órgãos que tem nos acompanhando e tem feito a diferença trazendo serviços para a população”, destacou a coordenadora da Caravana Maria Fernanda.
Ainda estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Social, Cintia Rosena; Articulação Política, Regivaldo Coriolano; Meio Ambiente, Ivaldo Sales; Infraestrutura, Francisco Alves; Educação, Elza Brito; Cultura e Esporte, Dernival Oliveira; Agricultura, Jandirson Campos; o Administrador do Bairro Tancredo Neves, Miguel Leite; Chefe de Gabinete, Maria da Saúde; o Procurador Geral, Igor Montalvão, além do comandante do 20º Batalhão, Tenente Coronel Sena; do Diretor do Demutram, Francisco Dantas e dos vereadores Leco e Bero do Jardim Aeroporto.