Na manhã desta quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra para as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) que teve como foco o Julho Amarelo, mês voltado sobre a conscientização das hepatites virais.
O encontro, realizado no auditório Edson Teixeira, foi uma ação do Núcleo de Educação Permanente (NEP), setor responsável pelo cumprimento das políticas nacionais de educação permanente em saúde no município. A palestra foi ministrada pela enfermeira do CTA/SAE Centro Testagem e Acolhimento/Serviço de Atenção Especializada, Isis Larissa, e a coordenadora da Nep Larissa Thiara.
A capacitação abordou como as profissionais podem esclarecer a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B e a buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento. “Iniciamos o mês do Julho Amarelo com a atualização sobre o tema de hepatites virais, para as enfermeiras dos postos de saúde do município, para que possam estar cada vez mais atualizadas sobre a doença e os procedimentos a serem seguidos”, explica a coordenadora.
As hepatites virais são doenças que atacam principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E). A transmissão ocorre geralmente pelo contato com sangue contaminado, que pode ocorrer das mais variadas formas, inclusive acidentalmente, desde tratamentos dentários e transfusão de sangue até ao uso de drogas injetáveis, por exemplo.
Vinculado a Secretaria de Saúde, o Nep visa proporcionar aos profissionais de saúde, principalmente da educação básica, capacitações, treinamentos e atualizações para uma melhor prestação de serviço à comunidade. “Ainda segundo a coordenadora, a programação do NEP consiste em promover encontros mensais para os profissionais de saúde com objetivo de capacitar e atualizar sobre diversos temas.
Autor: ASCOM/PMPA