Jovens do NUCA participam de ação sobre educação democrática dentro de mais uma ação do Selo Unicef

0
AÇÕES
0
VISUALIZAÇÕES
Nesta segunda-feira (18), em mais uma ação do Selo Unicef, a equipe do Cartório Eleitoral realizou um bate-papo para os jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O encontro, que aconteceu na Casa dos Conselhos, faz parte do desafio 5 do Selo Unicef, que tem o objetivo de promover a educação para a cidadania democrática.
No primeiro momento os jovens foram orientados sobre a importância de possuir título de eleitor e em seguidas se descolaram para o Cartório eleitoral para realizarem a emissão do documento.
De acordo com a Mobilizadora Luciana Moura, essa etapa do Selo Unicef começa a trabalhar a questão da democracia, da cidadania e da importância de exercer o voto, apesar de não ser obrigatório, mas já transformar e fazer a diferença.
“O objetivo é justamente incentivar o NUCA, que é composto como prioridade para de fato o Selo Unicef ser concretizando no município e ele vem na ideia de incentivar e estimular para que esses adolescentes com 16 anos que não têm obrigatoriedade de tirar o título venham a tirar no sentido de saber que o voto deles faz a diferença. A gente já vem trabalhando desde a votação do conselho tutelar, onde mobilizamos os adolescentes e eles fizeram o vídeo convocando a comunidade para participar da votação que também foi de suma importância”, explicou.
Ainda segundo Luciana, a ação é uma parceria junto com o cartório eleitoral. “Lembrando que essa ação do Selo Unicef não vem caracterizar a questão partidária, mas vem parar reforçar a importância da cidadania e do exercício pleno. Já é um dos pré-requisitos que deve acontecer com o próprio cartório e que a gente já vem com essa parceria, porque não é primeira vez que o município realiza essa ação com ideia é engajar os jovens e realizar mais uma etapa do Selo Unicef”, conclui.