A assessoria de comunicação do Hospital da Restauração, em Recife, confirmou, através de nota, que após vários exames realizados no garoto Luiz Miguel Batista Almeida, foi constatada uma invaginação, problema que ocorre quando uma parte do intestino se insere dentro da outra, popularmente conhecido como “nó nas tripas”.
Em matéria veiculada no portal G1, a assessoria do Hospital da Restauração disse ainda “que vários exames foram feitos no menino, e que os médicos descartaram ingestão de água sanitária”.
Ainda na quarta-feira (27), quando o menor foi atendido no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), havia uma suposição da equipe médica da invaginação, que transferiu a criança para Recife para investigar com maiores detalhes o caso. Luiz Miguel foi levado na madrugada da quinta-feira (28), por uma UTI móvel disponibilizada pela administração municipal.
Nesta quinta-feira (28), foi instaurada uma comissão de sindicância administrativa para apurar os fatos ocorridos na creche. O setor jurídico da Secretaria de Educação ressalta que está realizando todos os procedimentos para averiguar a verdade dos acontecimentos e aguarda o laudo conclusivo.
A gestão municipal reforça que desde quando foi informada do problema, não mediu esforços para ajudar a criança e a família, desde a entrada de Luiz Miguel no Hospital Nair Alves de Souza, inclusive destinando um servidor a Recife para acompanhar a evolução da saúde da criança, bem como ter acesso ao parecer médico do Hospital da Restauração sobre o quadro apresentado, e assim esclarecer todas as questões referentes ao caso.
A família recebeu visita das assistentes sociais do município que realizaram cadastro para incluí-los nos programas sociais disponíveis que se enquadrarem, recebendo ainda cesta básica emergencial.
Autor: ASCOM PMPA