Governo Municipal reestruturou e ampliou as ações do PETI em Paulo Afonso

  • Publicado no dia: 02-04-2009
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A Prefeitura está reformando as unidades de atendimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que objetiva atender 650 crianças e adolescentes do município envolvidos no trabalho precoce.

    Anteriormente, a sede da jornada, onde funciona a cozinha industrial estava depredada, a cozinha funcionava sem portão facilitando a entrada de animais. O ambiente era inadequado para o pré-preparo dos alimentos, não existia lavanderia para as panelas industriais, nem depósito para materiais didáticos, estava tudo empilhado em um só local, junto ao material de expediente e de limpeza.

    A administração atual já implementou diversas reformas. Dentre elas, a ampliação da cozinha industrial e a construção de mais um depósito, organizando de maneira adequada os materiais de limpeza, didáticos e os alimentos. Na sede, localizada no BNH, na Rua Londres nº 14, a cozinha Semi-industrial já está estruturada para distribuir lanche e almoço para o PETI. Foram colocados portões, telas e nova lavanderia.

    Atualmente, existem em funcionamento 12 unidades de Jornada Ampliada que contempla crianças e adolescentes de diversos bairros do município.

    A meta é atingir o número de 650 crianças. Hoje já estão participando do projeto 606. Anteriormente penas 430 crianças permaneciam nas jornadas.

    Vários projetos complementares já estão sendo desenvolvidos, dentre eles: Baú de Leitura, Doce Flauta Doce, Esporte nas Jornadas e também um belo projeto de arte, música, teatro e dança que será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro e a ONG Repensar.

    Os monitores são educadores contratados pelo Estado da Bahia e Município de Paulo Afonso, que desenvolvem as atividades socioeducativas com os beneficiários nas jornadas.

    Autor: ASCOM