Foi com essa frase que a aluna do novo curso de medicina de Paulo Afonso, Daniela Souza, representando todos os alunos, falou emocionada na aula inaugural do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que aconteceu na noite desta segunda-feira, 15, no Memorial Chesf. A data marca uma nova realidade para o município e região, dando oportunidade aos filhos da terra de terem acesso ao ensino superior gratuito numa instituição federal.
A solenidade contou com diversas autoridades, entre elas o prefeito Anilton Bastos e o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), além de secretários municipais, vereadores e médicos da cidade e prefeitos da Região. Ainda estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento de Ensino da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), Vinícius Ximenis e o presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Antônio Varejão Godoy.
Além da realização de um sonho, a aluna Daniela Souza de Paulo Afonso também destacou o esforço e desejou boas vindas para os outros alunos. “Para os meus colegas que estão deixando suas casas e seus familiares, quero desejar as boas vindas e tenham a certeza que essa cidade maravilhosa acolherá todos vocês. Às autoridades e a todos aqui presentes, como representante da turma nesse momento, garanto que se depender dos nossos esforços esse será o melhor curso de medicina do Estado”, enfatizou a futura doutora. A instalação da Univasf em Paulo Afonso é fruto do esforço conjunto dos representantes políticos. Enquanto o campus que será localizado no Sal Torrado ainda não estiver concluído, as aulas serão realizadas no Centro de Treinamento (Escolinha).
“Agora temos um curso de Medicina em nossa cidade, mas outros cursos também já são referências na nossa cidade como o curso de engenharia e o curso de direito. Esta sem dúvida é uma data histórica para nossa cidade e para a Região. Foi um trabalho árduo até aqui de lutas, conversas, reuniões e muito trabalho. Agora podemos bater no peito e falar: a faculdade de medicina é nossa, é de Paulo Afonso. Viva! Paulo Afonso, o curso é nosso!”, falou o prefeito Anilton Bastos emocionado. O prefeito ainda destacou que este foi um dia de júbilo por ver que Paulo Afonso a cada dia tem se tornado um polo de desenvolvimento educacional da região e é com a educação que todos os outros avanços acontecem.
O Reitor da UNIVASF, Julianeli Tolentino de Lima, no uso da palavra destacou a importância das parcerias e dos esforços políticos e contou a história da vinda da universidade para a cidade. “Se o meu grande amigo e parceiro Anilton Bastos está feliz, eu não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Quero destacar que hoje é aula inaugural, mas nós já estamos em Paulo Afonso há cerca de 1 (um) ano. Já temos diversos cursos a distância que estão em pleno funcionamento e para que o curso de medicina fosse possível, tivemos grandes parceiros de luta que trabalharam para que tudo isso se tornasse possível. Esse é só o primeiro passo. Em 2016 serão 80 vagas para Paulo Afonso”, destacou o reitor. Entre outras informações Julianeli também enfatizou a incorporação do Hospital Nair Alves de (HNAS) à universidade, além da dedicação de toda a equipe administrativa e dos professores para o início das aulas.
Após os discursos, houve o descerramento da placa e a primeira aula/palestra foi realizada pelo professor Vinicius Ximenis, médico Sanitarista, professor da UFCG Sesu/MEC, que iniciou as aulas falando da formação de novos médicos e suas características mais importantes.
Autor: ASCOM / PMPA