Esporte, missa, lançamento do Arborômetro e plantio de árvores nativas fazem parte da abertura da Semana do Meio Ambiente

  • Publicado no dia: 06-06-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    A partir desta segunda-feira (6), Paulo Afonso contará com Arborômetro, que é um informativo de contabilização de quantas mudas estão sendo plantadas, espécies das mudas e localizações. A informação será divulgada através das redes sociais da Prefeitura de Paulo Afonso e da Secretaria de Maio ambiente.

     

    O Lançamento do Arborômetro, que fez parte da programação da Semana de Meio Ambiente, aconteceu na Prainha Airton Senna, no Bairro Centenário, onde também teve o plantio de árvores nativas. O lançamento faz parte da programação de abertura da Semana do Meio Ambiente, que teve início neste domingo (5).

     

    “Hoje estamos com mais uma ação na Prainha Airton Senna, juntamente com a Escola Municipal Higino e moradores do bairro para fazermos uma ação de urbanização na Prainha. Os alunos estão sendo orientados a incorporar essa condição de urbanização através das mudas pelas quais estão plantando e isso nos trás um futuro promissor para aqueles que defendem, contribui e apóiam o meio ambiente. Também tivemos o lançamento do Arborômetro”, diz o secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales.

     

    A programação foi iniciada neste domingo (5), quando foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na parte da manhã a atividade aconteceu na Prainha Airton Senna, com a prática esportiva aquática com a Carranca Boat, corrida e natação com KNS, Vôlei e tênis de praia.

     

    A noite foi realizada a Missa em Ação de Graça, na Catedral Nossa Senhora de Fátima, que foi celebrada pelo Padre José Raimundo. Na oportunidade, foi apresentada a programação da semana e reforçada a importância de cuidar do Meio Ambiente. As duas ações contaram com a presença do secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales e servidores da pasta.

     

    Até a sexta, dia 10, o evento reúne diversas entidades parceiras, e dentre as atividades realiza o tombamento do umbuzeiro localizado na Praça do Coreto. A árvore, que está no local há décadas, dá o tema do evento – “Umbuzeiro. Árvore sagrada do Sertão”.



    A programação é coordenada pela Sema e envolvem outras secretarias e departamentos, escolas e instituições, como a Assessoria de Comunicação (Ascom), as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), de Educação (Seduc), de Turismo, Indústria e Comércio (Setic), de Cultura e Esporte (Seculte), de Agricultura e Aquicultura (Seaa), de Desenvolvimento Social (Sedes), Demutran e Gtran, Codevasf, Agendha, ICMBio, Embasa, 1ª Companhia de Infantaria, Associação Mulheres Fortes do Riacho, Arpa, Carranca Boat, Pinhão Roxo, Recanto Solidário, Funai, AcquaBungee, KNS, Univasf, UniRios, G7 Ambiental, Uneb, IFBA, Colégio Polivalente, Montessori, Colégio Carlina Barbosa de Deus, Unisa, Drive Adventures, Clube de Bicicletas Antigas, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Sicoob, Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), Clube Caraibeira Bonsai, Ardap, ONG Centro Brasil no Clima (CBC) e Ministério Público.

     

     

    Confira a programação completa:


    7 de junho /Terça
    8h – Drive-thru de coleta seletiva
    Local: UniRios
    9h30 – Audiência Pública: políticas públicas de defesa animal em Paulo Afonso
    Local: Câmara de Vereadores

     

    8 de junho /Quarta
    8h – Exposição, passeata do Meio Ambiente e plantio de mudas de umbuzeiro
    Local: Povoado Riacho

     

    9 de junho/ Quinta
    19h – Palestras sobre projetos exitosos de desenvolvimento sócio-ambiental e mesa redonda com o tema “A Ciência e o Saber Popular”
    Local: Auditório do Colégio João Bosco

     

    10 de junho/ Sexta
    9h às 12h e 15h às 22h – Exposição de produtos sustentáveis, cerimônia de tombamento do umbuzeiro, apresentações culturais, passeio ciclístico e passeata ecológica
    Local: Praça do Coreto



     

     

    Autor: Ascom/PMPA