Com o apoio da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, está realizando a doação de 1000 (mil) geladeiras em Paulo Afonso/BA. Estas doações fazem parte do Projeto Nova Geladeira Coelba – Doação que acontece em toda a Bahia e busca contemplar as pessoas que recebem benefícios através da Tarifa Social de Energia.
Duas equipes, compostas por oito pessoas percorrem o estado realizando o cadastramento para estas doações. Em Paulo Afonso, essa ação teve início na segunda-feira, 13, e segue até o dia 16, quinta-feira, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, nos horários matutino – 8h às 12h e vespertino -13h às 17h).
Pela manhã estão sendo disponibilizadas 150 senhas e pela tarde, 100 senhas. Totalizando mil senhas ao longo desses quatro dias. Para ser contemplado com uma geladeira e mais quatro lâmpadas fluorescentes, o cidadão deve comparecer ao Lindinalva portando Xerox do RG, do CPF, do NIS (Número de Inscrição Social – cadastrado na Tarifa Social) e do papel da última conta de energia. Também é primordial que estas pessoas possuam um consumo médio de 70 KWh/ano no consumo de energia. Caso o consumo seja inferior, a pessoa receberá apenas as 4 lâmpadas fluorescentes.
É interessante que a população compareça dentro desse período, pois caso não seja atingido o número total de cadastros até o prazo determinado, o trabalho segue para outras cidades.
Para a pensionistan e mãe de dois filhos, Maria Sueli de Andrade, 34, a geladeira nova é um sonho – “Nunca tive condições de comprar uma geladeira, essa ajuda é muito boa” comemorou Maria.
No próximo mês, nos dias 26, 27 e 28 de julho, a equipe retorna à Paulo Afonso para receber a geladeira usada e efetivar a doação das geladeiras. Durante os três dias serão entregues 175 pela manhã e 175 pela tarde. O transporte das geladeiras é de responsabilidade doconsumidor.
O Projeto Nova Geladeira Coelba – Doação visa à qualidade de vida e economia de energia elétrica, visto que em residências com geladeiras em más condições de uso representam cerca de 70% da conta de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo. As lâmpadas incandescentes (lâmpadas amareladas) também têm o consumo superior às lâmpadas fluorescentes que estão sendo doadas pela Coelba. Com as novas geladeiras doadas pela Coelba, o consumidor terá uma economia de 53KWh/mês, que pode significar R$ 31,00 a menos na conta de energia, além de ter seus alimentos melhor conservados.
Para participar do projeto Nova Geladeira Doação o consumidor precisa:
- Ter Tarifa Social de Energia Elétrica*;
- Consumo médio dos três maiores consumos do último ano igual ou acima de 70 kWh/mês;
- Não ter débitos com a Coelba (pode quitar os débitos para participar);
- Ter fornecimento regular de energia;
- Possuir geladeira velha e funcionando para entregar à Coelba no momento do recebimento da nova;
- Ser morador de comunidade popular.
*Quem tem Tarifa Social de Energia?
Toda unidade Residencial com família que:
- Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoal menor ou igual a meio salário mínimo nacional, podendo possuir ou não o Benefício do Bolsa Família; ou
- Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos; ou
- Tenha Idoso ou Deficiente que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, com seu respectivo NIT-Número de Identificação do Trabalhador ou NB – Número do Benefício.
Os consumidores que tenham BOLSA FAMÍLIA ou estejam inscritos no CADÚNICO (NIS) que não tenham tarifa social devem primeiro se cadastrar na Coelba para ter acesso à tarifa social de energia para depois receber a geladeira.
Autor: ASCOM/ASCOM