Em seu primeiro dia, drive-trhu de vacinação contra covid-19 de idosos a partir de 90 anos tem grande adesão

  • Publicado no dia: 02-02-2021
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Os veículos enfileirados no drive-trhu da vacina contra a covid-19 para idosos a partir de 90 anos, deu uma amostra positiva da adesão à campanha neste primeiro dia de imunização. Ainda pela manhã, dezenas de pessoas dessa faixa etária foram imunizadas nos dois pontos de vacinação localizados em frente a Secretaria de Saúde, no Centro, e na UBS Delmiro Gouveia, no BTN. A prioridade de atendimento desse grupo foi orientação do Governo do Estado, que enviou 460 doses para o município.


    O destaque foi o início da programação no complexo de bairros do Tancredo Neves (BTN). A senhora Maria José Marques, 93 anos, falou logo após ser imunizada. “Eu faço questão de tomar todas as vacinas que são para minha idade. Meus amigos e amigas, essa vacina é proteção para a gente”, disse a senhora”. Valdeci Marques, seu filho, destacou a importância desse momento de proteção aos idosos. “Eu estou trazendo minha mãe neste drive-trhu aqui na UBS Delmiro Gouveia, e orientando aos filhos que tragam seus pais também. É uma cobertura para os nossos idosos com um sistema de segurança e higienização que fortalece esse processo de proteção. Com essa imunização, tanto minha mãe como nossa família, ficamos mais tranquilos” ressaltou.


    A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Damares Lopes, fala sobre essas ações que continuam em todo município. “Continuamos nosso intenso trabalho de imunização nessa nova etapa com a prioridade ao público acima de 90 anos. Agradecemos aos filhos que estão trazendo seus parentes aos drives-trhus, porém reforçamos que os idosos acamados serão visitados e imunizados por nossa equipe. Solicitamos também que caso haja algum idoso que ainda não foi cadastrado no nosso sistema, que os filhos se desloquem até o posto médico mais próximo e comunique a equipe médica que nossos profissionais realizarão as vacinas”. O horário de vacinação dos drives será das 8h às 16h, de segunda a sexta, e para se vacinar é necessário levar a carteira de identidade e CPF.


    A imunização contempla ainda os acamados, que estão sendo vacinados em domicílio desde a segunda-feira (1º). A ação chegou à casa da senhora Josefa Maria Martins dos Santos, de 101 anos, moradora do bairro Santa Inês. A solicitação de sua filha Maria José Feliz dos Santos foi agendada pelos profissionais da Secretaria de Saúde. “É uma grande vitória para todos nós a chegada dessa vacina em nossos lares para nossos parentes. Fiz a solicitação dessa visita e acompanhei um trabalho muito carinhoso desses profissionais. Parabéns a todos”, enaltece Maria. Para este público, os familiares e responsáveis devem aguardar a visita dos técnicos, que terão o horário de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.


    Segundo a Secretaria de Saúde, ao final de cada dia, será realizado o balanço com o total de idosos vacinados.

    Autor: Ascom/PMPA