Em mais uma etapa do Avanço Turismo Bahia, Marcondes recebe visita da equipe da Setur

0
AÇÕES
0
VISUALIZAÇÕES
Mais um passo para o desenvolvimento do turismo em Paulo Afonso e região foi dado nesta segunda-feira (4), quando a equipe da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) chegou ao município para a realização do Avança Turismo Bahia.
A ação visa aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo que todos os anos chegam ao estado para conhecer as riquezas culturais e belezas naturais. A iniciativa irá qualificar profissionais e empresas, além de fornecer orientações vitais para o setor de hospedagem e facilitar o cadastro no Cadastur, sistema de registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na área turística.
O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, recebeu a equipe no aeroporto, juntamente com a assessora técnica da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Setic), Clícia Nascimento. “É com muita alegria que recebemos a visita de Fabíola, Celso, Luciano e Alexandre para fazer essa observação bem detalhada do potencial que nós temos aqui. Essa qualificação das pessoas que prestam o serviço ao turismo é de extrema importância para receber os turistas em nossa cidade.”, diz Marcondes.
Em sua fala, a superintendente de promoção e serviços turístico, Fabíola Paes Leme, agradeceu pela recepção e destacou a importância do diálogo. “Logo de início, somente em ter a presença do prefeito nos recebendo e estando a disposição para iniciar o diálogo, isso já é um ponto muito positivo. Quando a gente fala de atividade turística tem o envolvimento de vários atores e o poder público é um desses atores. Nós temos o conjunto de poder público municipal, estadual e também federal. Nós estamos aqui cumprindo uma etapa do projeto que consiste em uma série de atividades e prol do desenvolvimento turístico do município”, explicou.
Durante os próximos dias a equipe estará realizando um levantamento da oferta hoteleira e controle de qualidade. Também será disponibilizado um posto avançado do Cadastur e qualificação da mão de obra. Na quinta-feira (7), a partir das 8h, no Memorial Chesf, terá um encontro técnico onde estarão reunidos as lideranças e gestores para discutir o desenvolvimento do município.
“É de suma importância pela viabilidade de melhorias, requalificações e até mesmo possíveis construções de novos equipamentos turísticos. Paulo Afonso é uma cidade que tem uma estrutura para ter um turismo de qualidade para que a gente possa receber cada vez mais o maior número de pessoas do Brasil e do mundo. A importância da equipe é pela qualificação de segmentos de hotelaria, de bares e restaurantes, todo trade turístico, a inclusão da zona turística lagos e cânions que são compostos por outros municípios. A regionalização para o turismo é de suma importância”, ressalta Clícia.
Ainda pela manhã a equipe esteve visitando o Centro de Cultura Lindinalva Cabral, onde Marcondes reforçou que estará apresentando um projeto para a equipe da Setur para que possa ver a viabilidade de investimento para conclusão da obra. “Apresentamos um projeto do Lindinalva e esperamos que o Estado possa inserir recursos nesta obra tão importante”, diz Marcondes.
Ainda estiveram presentes os Secretários de Infraestrutura, Francisco Alves, de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira, a Gerente do Aeroporto, Ana Claudia, além de equipe da Setic.
Programação do Avanço Turismo Bahia:
 
Quarta-feira (6/12):
8h30 Qualidade do atendimento ao tratar o cliente e o público LGBTQIAPN+ –
Local: Escola João Bosco
14h Higiene e manipulação de alimentos
Local: Escola João Bosco
Público: Bares e restaurantes e rede hoteleira
Quinta-feira (7/12):
8h- Encontro técnico com empresários e lideres do setor turístico
Local: Memorial Chesf