Em mais uma ação voltada para o homem do campo, a Prefeitura de Paulo Afonso realizou a entrega de 40 caixas de colméia para oito apicultores, além de equipamentos e insumos para a produção. A ação conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS).
O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, esteve presente, ressaltando a importância do incentivo às diferentes produções da área rural. “Esses kits vão servir para aumentar a renda e servir de exemplo para aqueles que querem investir na apicultura. Estamos no caminho certo e não vamos parar de trabalhar e ofertar o melhor para nossa gente, investindo em diversas produções”, disse o prefeito.
As novas caixas permitem o melhoramento no processo de extração, qualificando o mel e seus derivados, e visa também aumentar a comercialização local e regional, gerando emprego e renda em mais uma atividade voltada a área rural. Para o apicultor e presidente da Associação de Apicultores, José Bezerra, popularmente conhecido como Guache do Mel, o apoio da Prefeitura e parceiros é fundamental para o desenvolvimento da produção. “Essa é uma grande conquista porque esses apicultores que estão iniciando agora podem tirar uma safra recorde. Agradecemos a Prefeitura, Chesf e Embrapa e que venham mais outros projetos que incentivem o homem do campo”, enfatizou.
Cada caixa de colméia tem capacidade de produção de 25 quilos de mel, totalizando 125 quilos a cada ciclo, uma vez que cada apicultor foi contemplado com cinco unidades. “Estamos muito felizes com todo esse incentivo realizado pela Prefeitura; só temos a agradecer e esperar agora o resultado positivo”, falou o produtor Márcio Teixeira da Silva.
O secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Torres, destacou o momento como mais um fortalecimento ao produtor. “Estamos nesta ocasião proporcionando aos apicultores a oportunidade de ter sua própria produção, fortalecendo sua renda familiar e aquecendo a economia local”. A entrega aconteceu na sexta-feira (14), no Parque de Exposições Djalma Vanderley.