Eletrobras Chesf realiza simulado de segurança de barragem de 19 a 23 de maio e ação faz parte do Plano de Contingência (Plancon)

0
AÇÕES
0
VISUALIZAÇÕES

De 19 a 23 de maio, a população de Paulo Afonso vai viver uma experiência única – o Simulado de Evacuação de Área no Complexo Hidrelétrico Paulo Afonso, uma atividade realizada pela Eletrobras Chesf, atendendo a legislação de Segurança de Barragens, nas cidades situadas às margens de represas, como é o caso do município e outras localidades. A ação é preventiva e cumpre as normativas previstas no Plano de Contingência (Plancon), realizado pela companhia em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso, e não há motivo nenhum para a comunidade ter pânico.

Durante reunião realizada, na última quarta-feira (14), com representantes da Prefeitura e da Eletrobras Chesf, foi acordado os detalhes da operação, que teve início há cerca de um mês, quando os cadastradores percorreram as residências informando o procedimento.

“Ressaltamos a toda a população que não há motivo algum para pânico. O Simulado, bem como as outras ações do PAE, visam cumprir o que manda a legislação e disseminar na comunidade uma cultura de segurança e prevenção”, explicou Flávio Marcelo, gerente de Segurança de Barragens da Regional de Paulo Afonso.

Os simulados correrão de 19 a 23 de maio, em cada um dos bairros próximos às usinas.

Flávio explicou ainda que “o procedimento será realizado da seguinte forma: um carro passsará nas ruas com uma sirene e, ao escutar, as pessoas se deslocarão para os pontos de encontro destinados em cada bairro pelas equipes de segurança, onde serão recepcionados com água e instruções acerca do simulado”. Cada bairro e localidade terá um dia específico (ver cards)

Além dos simulados com a população, o Plancon compreende diversos outros pontos como a implantação de placas e sirenes, treinamento e capacitação de servidores, dentre outras medidas. ‎