Dia da Água é marcado com palestra e lançamento do projeto Amigos do Viveiro Educador

  • Publicado no dia: 22-03-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Nesta terça-feira (22), foi realizada uma programação especial no Auditório Edson Teixeira, com palestra e o lançamento do projeto Amigos do Viveiro Educador. A atividade fez parte da programação da Semana da Água, realizada pela Embasa, em parceria com a Prefeitura e entidades.


    O Viveiro Educador é espaço onde é cultivada árvores nativas para reflorestamento de áreas degradadas dos mananciais de água usados pela Embasa, bem como serve de espaço para promoção da educação ambiental.


    Na ocasião foram realizadas duas palestras, a primeira por Marcos Dantas da UniRios, abordando a temática do desmatamento e a importância do viveiro educador na recomposição arbórea e na educação ambiental. A segunda palestra foi proferida pela professora Patrícia Barros, que abordou a questão do microplástico nos recursos hídricos.


    “Hoje se comemora o Dia da Água, onde foilançado o projeto Amigos do Viveiro Educador e palestras. Gostaria de agradecer aos parceiros que colaboraram mais uma vez para que essa semana seja efetivada”, diz o Secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales.


    Nesta quarta-feira (23), acontece o primeiro plantio do projeto Amigos do Viveiro Educador. A ação será na calçada lateral da Embasa, com arborização da Rua Água Clara, a partir das 8h. Ao todo, 70 mudas de moringa serão plantadas.


    “Sabemos que a água é o maior patrimônio natural que nós temos como ser humano, porém nós temos 3% da água doce do planeta, onde 12% desses três ficam aqui no Brasil. É evidente que a gente já tem algumas virtudes com relação ao tratamento com a água, com os recursos hídricos, mas a gente sempre pede que não fique só em dados, pedimos que cada um de nós possa agir para que possamos melhorar cada vez mais o cuidado com a água, através de ações simples. Eu sou um buscador de pequenas ações, para que chegue nas grandes ações”, explica o secretário.


    A programação, realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com a gestão municipal, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação e outras entidades, se estende até o dia 30, com destaque para a Semana da Água, que acontece de 21 a 27.


    “Este evento foi uma oportunidade de discutir e ampliar o conhecimento a respeito da degradação ambiental que impacta o Rio são Francisco de forma a buscar esforços para combater o desmatamento e a poluição em nossa região”, diz o Gerente da Divisão de Esgotamento Sanitário, Marcelo Dantas.


    O cronograma conta ainda com oficinas, lançamentos, plantio, trupe circense, passeio ciclístico. A atividade conta ainda com as parcerias do Colégio Sete, UniRios, G7 Ambiental e Sicoob.”São ações que a gente está plantando, multiplicando, através de palestras, oficinas e hoje esse lançamento do projeto, uma ação importante que vai se unir a sementeira do nosso município”, reforça Ivaldo.


    Estiveram presentes ainda a secretária do Conselho de Meio Ambiente Dajana Nóbrega, além de representantes da Seduc, Chesf, Unirios, ICMbio e Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso (Arpa).
    O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, foi instituído pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de fomentar em todo o mundo a sensibilização pública sobre os assuntos relacionados aos problemas de abastecimento de água potável.

     

    Autor: Ascom/PMPA