O Dia D da Campanha Outubro Rosa, que aconteceu nesta sexta-feira (22) no Centro de Assistência à Mulher (CAM), foi marcado por consultas, atendimentos, palestras educativas e realização de testes rápidos para detecção de HIV. A campanha tem como principal objetivo conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero, doenças que afetam parte das mulheres todos os anos.
As atividades do Dia D foram realizadas em parceria com os estudantes da Univasf e equipe do CTA/SAE, das 7h às 11h e têm continuidade das 13h às 17h. Estão sendo feitos atendimentos com os ginecologistas Luiz Carlos, Cyntia Cysneiros, Maria Gleide e Diana Pinheiro, mastologista Paulo Lucena, psicóloga Roseni Santos e a enfermeira do CTA, Izis Larissa.
“Mais um dia da nossa programação do Outubro Rosa e durante todo o mês foram realizadas várias consultas, palestras, rodas de conversa e exames. Hoje estão sendo realizadas consultas, solicitações de exames, seja de mama ou ginecologia, testes rápidos em parceria com CTA/SAE e os estudantes do internato de ginecologia e obstetrícia da Univasf ministraram uma palestra e atendimento junto aos ginecologistas”, diz a Enfermeira e coordenadora do CAM, Hélia Valêska. Ela explica que desde o início da campanha até o momento, foram realizadas cerca 190 consultas.
De acordo com Hélia, o diagnóstico precoce é a melhor forma. “Além dos exames e consultas aconteceram muitas palestras intensificando a prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa simboliza, nós temos que intensificar sim a prevenção, mas nós temos que realizar a prevenção de janeiro a janeiro, porque o câncer de mama cada dia que passa vem evoluindo. Então devemos intensificar e tratar. Assim que perceber algum sinal ou sintoma diferenciado, procure a unidade básica de saúde ou, dependendo dos sintomas, pode se dirigir diretamente ao Centro de Assistência à Mulher”. Segundo a equipe, mesmo com a programação da campanha, os atendimentos e consultas diárias continuaram acontecendo no CAM.
Autor: Ascom/PMPA