A cor é o indicativo da relevância do tema: vermelho! O mês foi escolhido por conta do Dia Internacional da Luta contra a Aids, 1º de dezembro. Tendo em vista essas causas, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover ações de conscientização acerca do tema. A ação é realizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
“O mês serve de alerta para as mídias de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Sabemos que ainda existe uma ponta de preconceito e essas ações servem para que as pessoas sejam conscientizadas”, afirma a Coordenadora do CTA, Ísis Larissa Maia Nogueira.
Neste sábado (1), algumas ações serão realizadas em Paulo Afonso. “Nós chamamos de Dia D, por conta da determinação internacional. Teremos um ‘Pit Stop’, no Centro da cidade, além de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C”, ressalta a Coordenadora.
O órgão ressalta que o sigilo dos testes é garantido e em poucos minutos a pessoa fica sabendo do diagnóstico.
Ações do CTA
Durante todo o ano, o órgão realiza trabalho de acompanhamento. Em 2018, são 328 pacientes fizeram tratamento na instituição, além de atender as regiões vizinhas, compreendendo os estados de Alagoas. Pernambuco.
A coordenadora destaca ainda que algumas pessoas são diagnosticadas e procuram atendimento em outras regiões. “Os índices têm aumentado bastante em Paulo Afonso, principalmente em adolescentes. Então, essas campanhas tendem a reforça a importância do uso do preservativo”.
As ações de conscientização levam palestras nas unidades de ensino da rede municipal. Os interessados no assunto devem procurar o órgão, na Rua Marechal Castelo Branco, número 662, no Centro da cidade.
Autor: Ascom/PMPA