Compartilhando Saberes: ações exitosas desenvolvidas nas unidades de ensino da rede municipal são apresentadas e servem de exemplo

0
AÇÕES
0
VISUALIZAÇÕES
Com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas nas unidades de ensino que impactaram de forma relevante com o desenvolvimento do mérito educacional foi realizando nesta terça-feira (5), a abertura do Seminário Compartilhando Saberes: Relatos de Experiências Exitosas da Rede Municipal de Ensino.
O momento contou com relatos e exposição de banners no pátio da Escola João Bosco, onde foram apresentados diversos temas. A professora Maria José da Silva, do Cempa Centro, apresentou “Práticas de Intervenções: Resolução das dificuldades de aprendizagem no desenvolvimento da criança do Ensino Fundamental I – 1º ano”; a professora  Giuliana, do Cempa BTN, com o tema “Fortalecendo o vínculo família e escola, pais e filhos”;  o “Projeto Soletrando”, da professora Flávia Uchoâ, da scola Georgina Alves da Silva; “Ludicidade nas aulas de Educação Física: jogos e brincadeiras como estratégias de aprendizagem”, que teve como autoras as professoras Iana Margarida, Lucivâny Silva e Adriana Perotty, da Escola 15 de Novembro.
Ao som de Anderson e Wiliame Silva os profissionais foram recepcionados e em seguida as apresentações do coral Vozes da Educação e dos alunos do Núcleo de Arte e Educação, do curso de artes plásticas, com a ilustração do livro: Os animais têm razão, do autor Antônio Francisco, instrutora Mércia Rejane, sob a coordenação de Tâmara Mutti.
No evento houve relatos sobre a 3ª Feirinha da Alimentação Saudável, Instituto de Cegos da Bahia, Projeto Poetas da Escola: Escrita criativa do gênero poema, Feira de empreendedorismo da EJA: Transformando ideias em negócios, Psicomotricidade como ferramenta de desenvolvimento integral nas aulas de educação física e (RE) elaboração do Projeto Político Pedagógico.
A secretária de Educação, Elza Brito, aproveitou o momento para agradecer o empenho de todos os professores, gestores, coordenadores pedagógicos e funcionários. “Nós ouvimos os projetos pedagógicos das ações exitosas que aconteceram ao longo do ano letivo em todas as unidades. Foram realizadas essas experiências apresentadas aos coordenadores pedagógicos da rede, gestores e professores que participaram de toda essa dinâmica da educação. Nós coroamos todo o nosso trabalho com esse momento e foi uma noite festiva. Somos essa grande rede e fazemos a educação com qualidade, amor e muita alegria todos os dias”, diz Elza.
Finalizando o primeiro dia do encontro foi realizada a entrega de moção de aplausos para os gestores. A programação tem continuidade nesta quarta-feira (6).
 
RELATOS (1º DIA):
1º – Educação Infantil – Creche Lar da Criança Feliz.
Tema: 3ª Feirinha da Alimentação Saudável.
Autoras: Professoras Vandinei Araújo, Liliane Teixeira, Cléa Queiroz e Rita Martins.
2º- Educação Especial – Escola Municipal Guiomar Pereira – Sala de recurso multifuncional.
Tema: Instituto de Cegos da Bahia.
Autoras: Professoras Maria das Graças B. Araújo e Edjane Bezerra da Silva Gomes
3º – Ensino Fundamental – Escola Municipal Rivadalva de Carvalho.
Tema: Projeto Poetas da Escola: Escrita criativa do gênero poema.
Autores:Professores Iana Margarida, João Paulo Tavares, Maria Aparecida Ribeiro e Maria Lúcia Pereira.
4º – Educação de Jovens e Adultos – Escola Municipal Georgina Alves da Silva.
Tema: Feira de empreendedorismo da EJA: Transformando ideias em negócios.
Autora: Professora SimaraAuany.
5º – Educação Física: Escola Municipal João Francisco Filho.
Tema: Psicomotricidade como ferramenta de desenvolvimento integral nas aulas de Educação Física.
Autoras: Professoras Iana Margarida, Lucivâny Silva e Adriana Perotty.
6º – Gestão – Secretaria Municipal de Educação.
Tema: (RE)elaboração do Projeto Político Pedagógico (Seduc – PPP).
Autora:Cristhiane Oliveira.