Começou a Semana do Doador de Sangue com programação especial

  • Publicado no dia: 20-11-2015
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Doe alegria, doe sangue – Continue ajudando a salvar muitas vidas“, com esse tema o Hemoba de Paulo Afonso, fundação estadual responsável pela coleta e disponibilização de sangue e seus derivados, realiza de 23 a 27 a Semana do Doador Voluntário de Sangue.

     

    Segundo Ângela Maria Souto, administradora da instituição, sua equipe preparou uma extensa programação para reforçar essa mensagem da semana e motivar mais doadores. No dia 25, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, homenagem a doadores, captadores, colaboradores e parceiros pelo comprometimento e dedicação que mantêm vivo o ciclo de amor e solidariedade.

     

    “O dia 25 é um dia especial, com um Café da Manhã para os doadores, sorteio de brindes, além de homenagem aos doadores mais antigos do Hemoba de Paulo Afonso”, disse Ângela sobre os detalhes da programação.

     

    O envolvimento da população é muito importante, por mês Paulo Afonso tem apenas 80 a 100 bolsas de sangue para atender os dois hospitais da cidade, clínicas credenciadas e pacientes de estados e cidades vizinhas.

     

    Passo a passo da Doação

    Antes da doação, a equipe do Hemocentro realiza uma pré-triagem, na qual são avaliados o peso, altura, pressão arterial, pulso, temperatura e um teste de anemia. Após esse procedimento, o doador passa por uma entrevista clínica.

     

    Na doação propriamente dita são coletados entre 450ml e 470ml de sangue do doador. Depois da doação, as bolsas de sangue passam por um processamento, que é feito por meio de centrifugação, separa os diversos componentes sangüíneos possibilitando que o paciente (receptor de uma transfusão de sangue) receba num menor volume somente o componente do qual necessita.

     

    Nos exames, é feita a verificação do tipo sanguíneo (ABO), fator Rh (positivo ou negativo) e se há a presença de sífilis, hepatites B e C, HIV, HTLV 1/2 e Chagas. Só após esses testes as bolsas são liberadas. 

     

    Onde Doar

     

    UCT Hemoba – Paulo Afonso vizinho ao Hospital Nair Alves de Souza

    Rua das Caraibeiras, s/n – General Dultra (Chesf).
    Tel: (75) 3281-7243
    E-mail:  uct.pafonso@hemoba.ba.gov.br /  uctpauloafonso@gmail.com

    Funcionamento: Seg a Sex – 7h30 às 11h30

    Autor: ASCOM/PMPA por Dorisvan Lira – dorisvanlira@gmail.com