Começa II Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita em Paulo Afonso

Começa II Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita em Paulo Afonso

Começa II Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita em Paulo Afonso

Começou na noite de segunda-feira, 08, o II Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita. O segundo seminário faz parte de uma trilogia de seminários que teve sua primeira edição no ano passado e tem seu grande final no ano de 2011, quando será comemorado o Centenário de Maria Bonita. Alunos, historiadores, pesquisadores da área, vindos de todas as partes do Brasil, lotaram o auditório da UNEB.

Na abertura do seminário, os artistas Ceará e Poetinha entoaram repentes que levaram os presentes a vibrarem com músicas que contavam a história de Maria Bonita. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Turismo, Antônio Galdino, o tema do cangaço merece destaque. “O tema cangaço ganha cada vez mais espaço no mundo. Hoje é tema de monografias e estudos no mundo inteiro; por isso, tivemos a ousadia desde o 1º seminário de chamá-lo Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita”, destacou o diretor.

Após a composição da mesa, que contou com as presenças do diretor da UNEB, Juracy Marques; do secretário de Turismo, Jânio Soares; do presidente da Associação Brasileira do Estudo do Cangaço (SBEC), Ângelo Osmiro; do representante do Cariri Cangaço, Manoel Severo; do escritor Marcos Edilson; do pesquisador e representante da Chesf, Goldim Ribeiro e da representante do SEBRAE, Nadja Monteiro. Houve lançamentos dos livros, Lampiões Acesos: o Cangaço na Memória Coletiva, de Marcos Edilson de Araújo e MARIA BONITA – diferentes contextos que envolvem a vida da Rainha do Cangaço, que é uma coletânea de vários autores.

O diretor da UNEB, Juracy Marques, parabenizou a parceria entre Prefeitura de Paulo Afonso e UNEB nesta iniciativa. “Esse projeto foi idealizado por parceiros importantes como a Prefeitura de Paulo Afonso e a SBEC para discutir e aprender mais sobre um assunto tão polêmico e cheio de mitos e histórias. A faculdade está fazendo o papel dela, discutindo este assunto polêmico da história dessa mulher que amou Lampião”, declarou o diretor.

Para o secretário de Turismo, Jânio Soares, este seminário serve de estímulo. “Que o assunto do Centenário de Maria Bonita possa estimular ainda mais pessoas interessadas na história de Maria Bonita e da nossa cultura”, destacou o secretário.

No final da abertura, houve a encenação de uma batalha entre cangaceiros e volante, apresentada pela Associação do Cangaço de Paulo Afonso.

A programação do seminário continua nesta terça e na quarta-feira com exibição de filmes, mesa redonda e debates. 

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados