De 22 a 26 de agosto a Carreta da Saúde Hanseníase, a Roda-Hans realizou uma busca ativa de casos de hanseníase em Paulo Afonso. O projeto possibilitou que 93 pessoas fossem atendidas, com exames para o diagnóstico precoce.
De acordo com os dados, 11 pessoas foram diagnosticadas, sendo três crianças e uma pessoa do município de Pedro Alexandre. As pessoas que foram detectadas com a doença iniciaram o tratamento na carreta e a sequência será a avaliação pelo Serviço de Dermatologia e Pneumologia Sanitária (Sederpas), juntamente com a Atenção Básica, que dará o suporte para acompanhamento.
O serviço aconteceu através de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesab) e o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Nos cinco dias, a ação teve a participação de médicos, enfermeiros, biomédicos e fisioterapeutas. O local contou com cinco consultórios e um laboratório onde os profissionais fizeram testes rápidos nas pessoas que tiveram contato com os que foram identificados com hanseníase.
Autor: Ascom/PMPA