Uma grande passeata que mobilizou dezenas de pessoas no centro da cidade nesta segunda-feira, 28, marcou a chegada da Caravana de Erradicação do Trabalho Infantil em Paulo Afonso.
A passeata saiu da Praça da Catedral Nossa Senhora de Fátima, percorrendo a Avenida Getúlio Vargas, principal artéria do centro da cidade, se encerrando no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, com as presenças do Prefeito Anilton Bastos, da Secretária de Desenvolvimento Social Ana Clara Moreira, de representantes do governo do estado e animada por grupos de teatro, palhaços, dançarinos, atores, pernas de pau, além de músicos da FUNDAME, LCV, Igreja Católica, PETI, PROJOVEM, CREAS, Banda Municipal, alunos, professores e coordenadores de escolas da rede municipal e particular.
Com o objetivo de mobilizar todo o estado da Bahia para o enfrentamento ao uso de crianças e adolescentes em atividades que caracterizam trabalho infantil, reduzindo ao máximo o número crianças nessa situação vivida em todo o país, o governo do estado lançou em 2008 a “Caravana Estadual Pela Erradicação do Trabalho Infantil”.
A equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combata à Pobreza está percorrendo todos os municípios que compõem os chamados Territórios de “Identidade, onde juntamente com instituições locais e órgãos gerenciados pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (SEDES), realizam diversas atividades recreativas, seminários, palestras e debates sobre o tema, colhendo informações sobre a situação de cada região, para apresentar no Seminário Estadual, previsto para acontecer no mês de julho, em Salvador.
Na abertura do espetáculo do “Circo Depende de Nós”, no palco do Centro de Cultura, o Prefeito Anilton Bastos destacou a importância do envolvimento de todos na luta contra o trabalho de crianças e adolescentes, que segundo ele prejudica o desenvolvimento físico e mental das crianças, tirando-lhes o direito de viver a infância. ” Essa luta que é de responsabilidade de todos nós, tem como personagens principais as próprias crianças de hoje, cidadãs do amanhã que todos nós sonhamos”, enfatizou o Prefeito.
A etapa territorial Itaparica da 4ª Caravana Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil teve início no dia 21 de maio, em Rodelas, passando pelos municípios de Abaré, Macururé, Chorrochó, Glória e finalizando em Paulo Afonso. “Por Uma Bahia Livre do Trabalho Infantil – Um Pacto Pela Infância e Pela Vida”, é o slogan usado na campanha.
Autor: ASCOM / PMPA