Em 26 de fevereiro de 2011, com o objetivo de aproximar a administração municipal da população, priorizando as pessoas quem têm alguma dificuldade de chegar às secretarias ou órgãos prestadores de serviços públicos, a Prefeitura de Paulo Afonso criou o Projeto Caravana da Cidadania. Desde sua primeira edição no Povoado Malhada Grande, o evento coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Gabinete do Prefeito e a participação de outras Secretarias Municipais, tem superado as expectativas da coordenação, contemplando centenas de pessoas com atendimentos diversos. O leque de serviços oferecidos gratuitamente contribui consideravelmente para a diminuição das filas, principalmente nas unidades de saúde municipais.
Em mais uma edição, realizada no último dia 31 na Escola Municipal Manoel Nascimento Neto, a Caravana da Cidadania atendeu moradores do BTN I, II e III, Benone Rezende, Santa Inez, Três Lagoas e adjacências. Na área de saúde foram prestados atendimentos em clínica geral, pediatria, ginecologia, dermatologia e oftalmologia com exames e doação de óculos, testes rápidos de HIV e glicemia, aferição de pressão arterial, aplicação de vacina contra gripe, exercícios de higiene bucal, palestras sobre dengue, leishmaniose e doença de chagas, além de regulação de medicamentos e encaminhamentos para exames de maior complexidade. Ainda foram prestados atendimentos do Bolsa Família e realizadas diversas atividades educativas, recreativas e de ação social como: oficinas de arte, brincadeiras educativas, jogos de dominó e dama, exibição de filmes infantis, corte de cabelo, manicure e emissão de 1ª via do RG.
O prefeito Anilton Bastos, que desde a primeira edição da Caravana atua como clínico geral, desta vez, além de atender boa parte dos pacientes, recebeu a visita da Comitiva da Jamaica, que havia chegado a Paulo Afonso na quinta-feira (29) para conhecer os programas sociais executados pelo município e que renderam o Selo UNICEF Município Aprovado 2009/2013. Em seguida, o prefeito acompanhou a comitiva até o CEMPA II e Complexo Hidroelétrico da Chesf, onde agradeceu a visita e se despediu dos jamaicanos.
Autor: ASCOM/ PMPA