No último domingo (06/04), a terceira edição do Beco da Cultura tomou conta da cidade e, mais uma vez, confirmou seu sucesso com uma programação diversa e vibrante. Música, arte, gastronomia, empreendedorismo, ações sociais e muita animação marcaram essa edição que já conquistou o coração dos pauloafonsinos.
Realizado sempre no primeiro domingo de cada mês, o Beco da Cultura já se tornou parte do calendário oficial da cidade. Fruto de um planejamento anual da Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte (SECULTE) e da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SETIC), o evento tem como propósito revitalizar os espaços públicos, fomentar a cultura e oferecer lazer de qualidade para toda a população.
Um dos grandes destaques desta edição foi o espetáculo promovido em parceria com o Sesc Paulo Afonso, instituição que atua na preservação do patrimônio cultural e na difusão das artes, saberes, ideias e formas de interpretação do mundo. Com uma programação diversa, o Sesc valoriza produções artísticas regionais que promovem, por meio da arte, a inclusão social de grupos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Espetáculos de dança, música, folclore, exposições e apresentações teatrais fazem parte das ações do Sesc, realizadas em espaços públicos como praças, ruas e centros comerciais, ampliando o acesso à cultura e atraindo públicos de todas as idades. Nesta edição do Beco da Cultura, a parceria com a SECULTE trouxe à cidade o espetáculo “Eu cá com meus botões”, apresentado pelo Coletivo Trippé, de Juazeiro (BA), que encantou o público e mostrou, mais uma vez, a força da cultura como ferramenta de transformação social.
O evento também contou com uma emocionante feira de adoção de animais, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e pela Superintendência de Proteção e Cuidados aos Animais de Rua (SUPATAS), em parceria com ONGs e protetores independentes. Diversos animais encontraram novos lares, levando amor e alegria para muitas famílias e reforçando a importância da adoção responsável.
Mais do que um evento cultural, o Beco da Cultura é um espaço de pertencimento, de valorização dos talentos locais e de fomento à economia criativa. A população já reconhece o projeto como uma programação para chamar de sua, que movimenta o comércio local e fortalece os laços comunitários.
E vem novidade por aí: a próxima edição será realizada no povoado Juá, em parceria com o Instituto Sertão Cultural. A iniciativa marca mais um passo da gestão na descentralização das ações culturais, levando essa energia transformadora também para a zona rural.
A Prefeitura de Paulo Afonso segue firme no compromisso de democratizar o acesso à cultura, tornar os espaços públicos funcionais e garantir experiências de lazer e cidadania para todas as pessoas.