O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a Prefeitura de Paulo Afonso realizaram a segunda audiência pública de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Esta foi a segunda reunião realizada este ano, sendo a primeira em março.
“As audiências superaram as expectativas. Todas as dúvidas foram esclarecidas e as possíveis sugestões para serem inseridas no Plano foram coletadas”, diz o secretário de Meio Ambiente, Manoel Souza.
O PMSB é um documento que traz as problemáticas no tocante ao abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta de lixo e drenagem das águas da chuva. O plano é uma obrigação dos municípios, no cumprimento das Leis nº 11.445/07 e nº 12.305/10.
Agenor Martins, representante do CBHSF e do DRZ Geotecnologia e Consultoria, palestrou no encontro e falou sobre as responsabilidades de todos com a elaboração do plano. “Vi em Paulo Afonso bastante representatividade, pessoas interessadas pelo tema. O grupo de trabalho da Prefeitura nos ajudou bastante e tenho certeza que essa ideia vai ser disseminada ainda mais”, ressalta.
A finalização do Plano está prevista para março de 2019. Em seguida, o PMSB vai ser enviado à Câmara de Vereadores, para apreciação da Casa Legislativa e votação. Participaram da audiência pública o secretário municipal de Administração, Hermes Benzota Júnior; o subsecretário de Meio Ambiente, Clodoaldo Queiroz; a representante do CBHSF, Rosa Lima; o vereador por Paulo Afonso, Zé de Abel e populares.
Autor: Ascom/PMPA