Apresentações, palestras e homenagens deram continuidade a Semana do Bebê

0
AÇÕES
0
VISUALIZAÇÕES
Nesta segunda-feira (21), teve início a abertura oficial das ações da Semana do Bebê, no Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (Cempa). O evento, que é uma das grandes etapas no Selo Unicef e uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância, faz parte do calendário anual do município.
A abertura oficial foi realizada com as presenças do prefeito em exercício, Marcondes Francisco; os secretários de Desenvolvimento Social, Cintia Rosena; de Saúde, Adonel Gomes;  de Educação, Elza Brito; a Articuladora do Selo Unicef, Ana Rúbia, representando o CMDCA, Marcos Brito e a Conselheira Tutelar, Lucicleide Coelho.
“Será uma semana rica com palestras e várias ações. Presenciamos aqui muitos pais com seus filhos e a gente sabe da responsabilidade de dar uma assistência digna. Estamos fazendo as coisas certas e é isso que torna Paulo Afonso referência em relação a esse movimento que estão fazendo”, destaca  Marcondes.
Organizada e coordenada pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef, a Semana do Bebê tem  as parcerias das Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Cultura e Esportes, Conselho Tutelar e CMDCA.
 “Hoje estamos dando continuidade à semana do bebê. Todo município tem a obrigação de cuidar dessas crianças. Essa edição traz temáticas e ações importantes, são políticas públicas voltadas para a primeira infância. É preciso ter esse olhar cuidadoso para esse público”, diz Cintia.
Na oportunidade, houve uma homenagem ao bebê prefeito de 2022, que é acompanhando pelo CRAS Prainha. Nesta segunda, Heitor Duarte Silva completa um ano de idade e foi convidado juntamente com a mãe Larissa para participar do momento.
De acordo com a Secretária de Educação, Elza Brito, essa semana é mais um propósito, porque os temas são trabalhados na rede, mas é intensificado e fortalecido envolvendo outros atores. “Nós entendemos que precisamos cuidar bem da infância e tudo o que nós produzimos, planejamos e realizamos agora terá resultados.Esse ano tem uma novidade com a temática bem específica para os pais abordando como cuidar das crianças com necessidades educativas especiais, quais são esses desafios”, explica.
“Mais uma ação de integração entre três pastas, essa integração que hoje nós temos em relação às ações da gestão e quem ganha com isso é a nossa comunidade. São três grandes secretarias fazendo um trabalho conjunto para trazer esse cuidado e levar informação”, ressaltou o secretário de Saúde, Adonel.
A programação também contou com as apresentações dos alunos do 2º período, com as danças “Direitos da Criança”, “Direito de Sonhar” e “Direito -Vida de Criança”, além da palestra com o tema: Semear na infância a educação é formar o cidadão, ministrada pela Psicóloga, Ana Luiza Amaral Alcântara.