Na terça-feira (27), mais de 100 alunos da rede municipal que se destacaram durante o ano em olimpíadas e projetos educacionais foram contemplados com medalhas. O município premiou os estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados nos projetos: Leitor nº 1 das Escolas Municipais; Leitura, A Chave do Mundo; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada de Matemática (OMM).
Na abertura da solenidade, Eliane Gomes apresentou um cordel em companhia do autor, Marcelo Mateus, ambos, alunos da Escola Manoel Almeida. Em seguida foi a vez de Nícolas Kennedy, de apenas seis anos de idade, um dos alunos revelados durante os projetos promovidos pela secretaria de Educação, declamar o poema “A força do Professor”, do cordelista Bráulio Bessa.
A Escola Rivadalva de Carvalho foi a instituição com maior número de agraciados. A professora Rita Souza obteve a maior premiação no Projeto Leitura A Chave do Mundo. A ideia é estimular nos alunos da rede municipal de ensino o gosto pela leitura, por meio do trabalho com os eixos leitura, oralidade, escrita e produção de texto. Em 2018, cerca de11. 866 alunos participaram do projeto. Francielly Oliveira já conseguiu ler 105 livros, ficando com a primeira colocação na categoria.
Para o secretário Municipal de Educação, Severino Alves Lima, a participação dos alunos é o reflexo do compromisso da Prefeitura com o ensino. “Para nós é um orgulho termos esses alunos da rede municipal de ensino participando de olimpíadas federais e dos nossos projetos municipais. Essas medalhas refletem o conteúdo aplicado em sala de aula, confirmando a dedicação e o compromisso com os estudantes”, disse o secretário.
Também participaram da solenidade os secretários de Administração, Hermes Benzota de Carvalho Júnior, representando o prefeito Luiz de Deus; o secretário de Cultura e Esporte, Jânio Soares; o subsecretário de Educação, Pedro Gomes; o presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso, Antonio Galdino; diretores, coordenadores, professores, alunos e familiares.
Autor: ASCOM/PMPA