Abertura oficial da Semana da Conscientização do Autismo foi marcada por emoção

Abertura oficial da Semana da Conscientização do Autismo foi marcada por emoção

Abertura oficial da Semana da Conscientização do Autismo foi marcada por emoção

 

Analu Campelo Nascimento é aluna da rede municipal de ensino, artista e é autista. Um dos seus sonhos era ter um violão e na noite desta segunda-feira (3), durante a abertura oficial da Semana de Conscientização do Autismo, a Secretaria de Educação (Seduc) tornou esse sonho realidade com a entrega do instrumento. 


O evento que aconteceu em frente a Seduc, contou com exposição dos quadros de Analu, música com Nilza e Williams, banda marcial e coral Vozes da Educação.


Para a secretária de Educação, Elza Brito, foi uma noite especial. “Em 2023 tivemos 116 alunos admitidos com deficiência e quando se fala no autismo essa incidência é muito maior. Mas o que nos deixa feliz é que nós estamos trabalhando pensando na inclusão, todos os dias as escolas têm trabalhado esse projeto e acolhido esses alunos. Hoje esse momento foi justamente para convocar a sociedade porque a inclusão é uma responsabilidade de todos nós e o autista está em todos os espaços porque ele tem potencial e tem o direito de estar. Nós estamos defendendo direitos, promovendo esse respeito e inclusão não só a nível de educação, mas em toda sociedade”, diz.


Durante o evento foi apresentado um vídeo com as ações realizadas pela Seduc para a inclusão dos alunos com autismo na rede municipal e a rede de apoio, como os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores intérpretes, Sala de Recurso Multifuncionais, assistentes sociais e psicólogos no Centro Integrado de Atendimento Multidisplinar (CIAM) e cuidadores.


“Foi uma noite que ficará marcada na história de Paulo Afonso, por toda garantia de política pública que vem sendo desenvolvida. Não há palavras para definir a noite de hoje se não gratidão, a gente ver efetivado a política pública acontecendo principalmente quando a gente traz uma aluna autista que dá o seu depoimento, que mostra a sua arte e é um momento único, que mostra que realmente o município está no caminho certo e que a educação vai fazer a diferença na vida de todos. Para isso a gente precisa trabalha muito e juntos, por isso que a Sedes está aqui mais uma vez em nome da secretária Cintia para reforçar esse compromisso”, explicou Luciana Moura, que representou a Secretária de Desenvolvimento Social, Cintia Rosena.


Ainda estiveram presentes, o secretário de Infraestrutura, Francisco Alves, que representou o prefeito Marcondes Francisco, alunos da rede municipal e pais, além de representantes de várias instituições.

                                                                                                                               

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados