Abertura oficial da Semana da Conscientização do Autismo foi marcada por emoção

  • Publicado no dia: 04-04-2023
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Analu Campelo Nascimento é aluna da rede municipal de ensino, artista e é autista. Um dos seus sonhos era ter um violão e na noite desta segunda-feira (3), durante a abertura oficial da Semana de Conscientização do Autismo, a Secretaria de Educação (Seduc) tornou esse sonho realidade com a entrega do instrumento. 


    O evento que aconteceu em frente a Seduc, contou com exposição dos quadros de Analu, música com Nilza e Williams, banda marcial e coral Vozes da Educação.


    Para a secretária de Educação, Elza Brito, foi uma noite especial. “Em 2023 tivemos 116 alunos admitidos com deficiência e quando se fala no autismo essa incidência é muito maior. Mas o que nos deixa feliz é que nós estamos trabalhando pensando na inclusão, todos os dias as escolas têm trabalhado esse projeto e acolhido esses alunos. Hoje esse momento foi justamente para convocar a sociedade porque a inclusão é uma responsabilidade de todos nós e o autista está em todos os espaços porque ele tem potencial e tem o direito de estar. Nós estamos defendendo direitos, promovendo esse respeito e inclusão não só a nível de educação, mas em toda sociedade”, diz.


    Durante o evento foi apresentado um vídeo com as ações realizadas pela Seduc para a inclusão dos alunos com autismo na rede municipal e a rede de apoio, como os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores intérpretes, Sala de Recurso Multifuncionais, assistentes sociais e psicólogos no Centro Integrado de Atendimento Multidisplinar (CIAM) e cuidadores.


    “Foi uma noite que ficará marcada na história de Paulo Afonso, por toda garantia de política pública que vem sendo desenvolvida. Não há palavras para definir a noite de hoje se não gratidão, a gente ver efetivado a política pública acontecendo principalmente quando a gente traz uma aluna autista que dá o seu depoimento, que mostra a sua arte e é um momento único, que mostra que realmente o município está no caminho certo e que a educação vai fazer a diferença na vida de todos. Para isso a gente precisa trabalha muito e juntos, por isso que a Sedes está aqui mais uma vez em nome da secretária Cintia para reforçar esse compromisso”, explicou Luciana Moura, que representou a Secretária de Desenvolvimento Social, Cintia Rosena.


    Ainda estiveram presentes, o secretário de Infraestrutura, Francisco Alves, que representou o prefeito Marcondes Francisco, alunos da rede municipal e pais, além de representantes de várias instituições.

                                                                                                                                   

    Autor: Ascom/PMPA