A 1º procissão fluvial em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis que aconteceu nesse domingo, 04, levou multidões de fiéis e devotos às ruas da cidade. A procissão fluvial começou à beira do Rio São Francisco, nas imediações do Bairro Centenário; logo pela manhã, flores eram jogadas no rio e músicas eram cantadas por centenas de pessoas que acompanharam a procissão.
Um barco levou o andor e a imagem do santo, que foram acompanhados pelo prefeito Anilton Bastos, pela secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara, pelo Padre Celso e pelo bispo Diocesano, Dom Guido. O percurso também foi seguido por pequenas embarcações e caiaques. Na ponte que dá acesso a cidade, muitas pessoas esperavam o barco para jogar flores em devoção a São Francisco. No trajeto, a embarcação se dirigiu ao Balneário Prainha, onde um carro dos bombeiros aguardava o santo, que além de ser padroeiro de Paulo Afonso, tem o mesmo nome do rio que banha a cidade.
Depois de navegar nas águas do Rio São Francisco, a procissão seguiu pelas ruas do centro da cidade, sendo acompanhada por dezenas de pessoas que buzinavam, cantavam e homenageavam o santo. Após percorrer as ruas da cidade, a procissão teve seu encerramento na igreja do São Francisco na CHESF. Para o bispo Diocesano Dom Guido, a primeira procissão fluvial da cidade mostra a grande fé que o povo pauloafonsino possui. “Com tanta gente, temos a certeza que o pauloafonsino tem fé, o povo ainda acredita na importância de ter um relacionamento o qual o que conta é algo além das aparências. Que essa procissão possa se tornar uma rotina para nossa cidade”, enfatiza o bispo.
O evento foi realizado em parceria entre a Paróquia de São Francisco de Assis e a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Turismo.
Autor: ASCOM/PMPA