Com o objetivo de contribuir para a construção e o fortalecimento da política municipal e nacional de juventude, a Secretaria Municipal de Educação promoverá no dia 14 de Setembro, no Memorial CHESF, das 7h 30 às 17 h, a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude da Cidade de Paulo Afonso. Nesse dia, haverá a escolha de nove delegados para a Conferência de âmbito estadual dentre os segmentos representativos.
Direito ao desenvolvimento integral: educação, trabalho, cultura e comunicação;Direito ao território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais;Direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre;Direito à diversidade e à vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos;Direito à participação, serão os eixos debatidos na conferência.
Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos, será a tônica do lema geral da Conferência, cujos trabalhos de construção coletiva irão abordar os seguintes temas: Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
A livre participação e o estímulo a maior diversidade possível de identidades consolidará a linha de pensamento dessa atividade democrática. O relatório e as decisões da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude da Cidade de Paulo Afonso serão elaborados de forma coletiva, primando-se pelo diálogo e convergência de ideias. Serão respeitados os ideais para que a juventude pauloafonsina possa aferir oficialmente seus sonhos e anseios, desenvolver sua formação, processar suas buscas, construir seus projetos e percursos de inserção na vida social.
A Secretária Municipal de Educação Selma Carvalho, elogiou os trabalhos desenvolvidos para o sucesso do evento “Temos uma Comissão que está cuidando dessa Conferência, que irá ouvir nossa juventude para saber quais são os seus anseios e como trabalhar as políticas públicas que os favoreça. A Secretaria Municipal de Educação presidirá os trabalhos em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nessa ação social que será democrática para uma colheita participativa de sucesso.”
Autor: ASCOM/ PMPA