O Seminário Municipal de Fortalecimento do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas acontecerá pela primeira vez em Paulo Afonso, no dia 12 de julho, no auditório do Colégio Luis Eduardo Magalhães, a partir das 14h.
O Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) tem como base de suas ações a integração entre saúde e educação. Esta proposta resulta da parceria entre o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, a Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), na perspectiva de transformar os contextos de vulnerabilidade que expõem o adolescente e o jovem à infecção pelo HIV/aids a outras doenças de transmissão sexual e à gravidez não planejada, reconhecendo-se sujeito integral como foco das diversas políticas públicas. O compromisso dos gestores, responsáveis pelas políticas públicas nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal) é fundamental para a implementação do programa, bem como para a consolidação de política de prevenção e promoção da saúde nas escolas.
Outro aspecto fundamental do programa é o incentivo à articulação/integração entre as diferentes instâncias governamentais e as organizações da sociedade civil e a participação dos jovens em todas as etapas do programa.
O SPE leva em consideração a importância das ações em saúde sexual e saúde reprodutiva, realizadas nas diferentes regiões do país, assumindo que essa riqueza de experiências deve ser valorizada e potencializada na implementação do programa. Visa, também, à superação de iniciativas pontuais e à geração de ações permanentes, inovadoras e integradas.
Além disso, a possibilidade de inserir as diretrizes e estratégias do SPE no projeto político-pedagógico das escolas e incluir as unidades básicas de saúde (UBS) como referência para o acolhimento das demandas em saúde da população jovem, permitirá o salto qualitativo das atividades de promoção da saúde e prevenção das DST/aids. Dessa forma, adolescentes e jovens poderão vivenciar processos individuais e coletivos de apropriação de conhecimento, na perspectiva da construção da autonomia e de seu projeto de vida, bem como do cuidar de si e do outro.
No Seminário em Paulo Afonso, haverá a construção coletiva do Plano de Ações do Grupo Gestor Municipal (GGM) de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) de Paulo Afonso, após a realização de um diagnóstico participativo e definição dos problemas que também serão analisados durante o Seminário.
A palestrante do evento será a Consultora e membro do Grupo Gestor Estadual do SPE/Ba, Gláucia Luz. O Seminário é uma realização da Prefeitura de Paulo Afonso por meio das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social.
Autor: ASCOM/PMPA