A visita técnica ao museu a céu aberto, localizado no Povoado Rio do Sal, zona rural de Paulo Afonso, aconteceu nesta quinta-feira, 14/5. Fizeram parte da equipe o secretário Municipal de Turismo, Marlos Guerra, o representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Ely Enéas Sousa e o ambientalista e membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Silvano Wanderley.
O secretário Marlos Guerra observa que o local visitado é mais um importante atrativo turístico localizado na comunidade rural de Paulo Afonso. “São dezenas de sítios arqueológicos e pinturas rupestres que formam o Museu a Céu Aberto e nós iremos capacitar os moradores e fazer a roteirizarão com eles para atender à demanda turística e gerar emprego e renda na própria comunidade”, diz Marlos.
Além da visita ao museu a céu aberto, o turista desfrutará do passeio de catamarã e conhecerá o artesanato de linhas na Malhada Grande, que utiliza teares rústicos para confeccionar redes, mantas e outras peças de boa qualidade, exportadas para a Europa.
Outro ponto importante observado pelo secretário é a descentralização do roteiro, que amplia o tempo de permanência do turista em Paulo Afonso, consequentemente favorecendo o desenvolvimento econômico do município.
Autor: ASCOM/PMPA