Além da grande movimentação do evento Moto Energia, que aconteceu neste final de semana em Paulo Afonso, a cidade também recebeu a importante visita do secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli, que veio conferir a festividade de perto. Durante a visita ao município de Paulo Afonso, neste sábado (4), o secretário de Turismo da Bahia, esteve no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, juntamente com o secretário Municipal de Turismo, Jacques Fernandes e diretores da pasta, que receberam a autoridade.
De acordo com Klewton Ferraz, presidente do Motoclube Cavalo Doido, responsável pela promoção da Moto Energia, o encontro de motociclistas leva a rede hoteleira de Paulo Afonso à lotação. “Muitos visitantes chegam a alugar casas ou ficar em camping. Outros precisam procurar estadia em outras cidades como Glória (Bahia) e Delmiro Gouveia (Alagoas). Em termos de negócios, somente dentro da Moto Energia, o montante é de mais de R$ 3 milhões, já que temos aqui vários produtos sendo vendidos, inclusive motos avaliadas em até R$ 60 mil”, destaca o presidente que enfatiza o fomento à economia na cidade e região.
Para o secretário Domingos Leonelli, atualmente o motociclismo é uma das atividades turísticas que vêm ganhando destaque. “Eventos como este têm grande custo-benefício, além de estimularem a visitação turística. Também é muito forte o caráter de turismo solidário, já que não tem competição e quando há a necessidade, todos se ajudam, como o que se vê nas estradas por exemplo”, comentou.
O prefeito Anilton Bastos sugeriu para Leonelli a inclusão do Moto Energia no calendário turístico da Bahia. “É bom ver o potencial do evento, pois já vamos pleitear a inclusão do Moto Energia no calendário turístico da Bahia a partir de 2014, assim como já temos consolidados a Copa Vela e o São João, além de outras ações de turismo que desenvolvemos em parceria com a Chesf”.
Base de apoio para turistas que procuram passeios guiados, o Núcleo de Atendimento ao Turista, órgão da Secretaria Municipal de Turismo de Paulo Afonso, teve movimento intenso no final de semana do Moto Energia. Somente no sábado, dia de maior fluxo de visitantes, o núcleo reservou passeios turísticos para cerca de 600 visitantes, que foram visitar o complexo da Chesf e navegar pelos cânions do Rio São Francisco a bordo do catamarã.
Autor: ASCOM/ PMPA