A reunião foi organizada para apresentar o projeto de regularização e revitalização daquela área. Na segunda-feira (6) o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Sérgio, reuniu-se no Gabinete do Prefeito com os empresários alocados no Polo Empresarial do Sal Torrado. Conforme o secretário, nestes dois últimos meses, foi avaliada a situação das empresas e comodatários alocados no referido Polo. Para isso, o diretor de Indústria e Comércio da SEDEC, Jacques Fernandes, fez, juntamente com sua equipe, um estudo dos contratos existentes e visitas in-loco, buscando informações sobre os fatores que têm travado a consolidação das atividades econômicas na área. Além disso, iniciaram uma verdadeira maratona em busca de bases e conhecimentos legais que vislumbrassem um projeto concreto para fomentar o desenvolvimento industrial em Paulo Afonso.
O projeto apresentado aos empresários tem como objetivo inicial o recadastramento de todos os detentores de área no Polo, dando base legal para que continuem sua atividade. O novo contrato está fundamentado na legislação voltada à micro e pequena empresa e dará maior estabilidade para quem realmente está trabalhando e gerando empregos, afirma Sérgio.
Ao final desta primeira etapa, todas as áreas que hoje estão abandonadas, serão reintegradas ao município e prontamente repassadas, em novos acordos, para micro e pequenos empreendimentos que tenham interesse. “Hoje temos uma lista de espera com doze pequenas indústrias querendo se instalar em Paulo Afonso, que gerarão em média nove empregos cada, sem falar em muitos empresários locais que estão aguardando esta oportunidade para abrir novos empreendimentos e realizar investimentos. Não justifica permitirmos que aquela área esteja paralisada”, comenta Jacques.
Em parceria com a Procuradoria Geral do município, os ocupantes irregulares do Sal Torrado já estão sendo notificados judicialmente, como parte da primeira etapa do projeto.
O secretário também afirma que todas estas providências iniciais têm um único objetivo: beneficiar quem realmente produz no Polo e disponibilizar áreas para quem quer investir em Paulo Afonso.
Na segunda etapa, o Polo do Sal Torrado será regulamentado como Polo Empresarial, dedicado a abrigar micro e pequenas indústrias de transformação, empresas de logística e empresas prestadoras de serviços, especialmente aquelas que realizam atividades que envolvem riscos e que não podem ser alocadas em áreas próximas a residências.
Na terceira etapa, serão realizados vários benefícios na localidade, como: calçamento, iluminação, saneamento, sinalização, segurança, entre outros.
Mas, as pretensões de Sérgio são maiores. Ele e sua equipe estão trabalhando no projeto para a implantação de um Distrito Industrial em Paulo Afonso, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração – SICM, do Estado da Bahia. Conforme o mesmo afirma: “O Sal Torrado não comporta empreendimentos de médio e grande porte. Lá é nosso polo de pequenas e micros, mas é preciso pensar no futuro e ousar, por isso pensamos em estruturar um Distrito que receba empreendimentos que movimentem amplamente nossa economia”.
Os interessados em obter informações sobre os contratos e o projeto de regulamentação devem procurar o DEFIC – Departamento de Fomento à Indústria e Comércio, localizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, Avenida Apolônio Sales nº 874.
Autor: ASCOM/PMPA