Secretaria Municipal de Educação realiza I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

  • Publicado no dia: 03-10-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O clima era de grande entusiasmo por parte de alunos e professores das escolas particulares, estaduais e municipais que participaram da I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente organizada pela Secretaria Municipal de Educação e realizada no dia 1º de outubro no CEMPA.

    A Conferência Municipal cumpre intensa agenda do Ministério da Educação que deseja, a partir dos municípios, de ações dos governos do Estado e de realizações do Governo Federal propiciar atitudes responsáveis e comprometidas da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhorias da relação ensino-aprendizagem.

    A Sala Verde e a Coordenação de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, (CECADI), da Secretaria de Educação, coordenou as ações para que a I Conferência Municipal acontecesse com absoluto sucesso. À frente da organização do evento estavam Márcia Lima, Íris Paz, Marcos Brito e Dolores Moreira, que contaram com o apoio de grande equipe de colaboradores e a supervisão geral da secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho.

    O tema Vamos Cuidar do Município, com Escolas Sustentáveis começou a ser trabalhado com uma etapa interna realizada nas escolas quando foram discutidos os projetos de ação em torno dos elementos da natureza, água, ar, terra e fogo, envolvendo milhares de alunos que foram às ruas, entrevistaram pessoas, questionaram situações, fizeram fotos e vídeos para conhecerem melhor a situação em que estão a própria escola e o ambiente em seu entorno para propor ações de melhoria da qualidade de vida para todos, da comunidade escolar àqueles que vivem na comunidade onde está a escola.

    Nesse 1º de outubro, todos estavam a postos para apresentar o resultado de suas pesquisas, realizadas de maneira precisa pelos próprios alunos com idade entre 11 e 14 anos, como determina o regulamento da Conferência. Foi possível observar alunos trazendo informações precisas ilustradas por fotos, produtos criados a partir de materiais reciclados e demonstrações científicas mostradas em engenhocas construídas pelos próprios alunos, mostrando de forma prática, por exemplo, como consumir melhor a água sem desperdício.

    As atividades, iniciadas às 8 horas, se estenderam até as 14 horas sem que os alunos participantes perdessem o entusiasmo para as suas apresentações, sempre muito aplaudidas por cerca de 150 pessoas, alunos, professores e convidados.

    “Vocês, estudantes do Colégio Montessori, do Colégio Sete de Setembro, da Escola Estadual Ministro Oliveira Brito e cada uma das 17 escolas da rede municipal que tiveram seus trabalhos selecionados para a apresentação nessa Conferência, nos trouxeram grandes lições de vida. Vocês nos ensinaram muito com as suas apresentações. Eu e todos que estamos aqui, aprendemos muito. Parabéns aos professores, às direções de cada escola pelo apoio e vamos, a partir do que se mostrou aqui hoje, transformar a nossa Paulo Afonso, a partir dos exemplos de escolas sustentáveis. Se cada um continuar fazendo a sua parte teremos uma Bahia e um Brasil muito melhores”, destacou a secretaria de Educação, Selma Carvalho.

    A I Conferência Municipal pelo Meio Ambiente contou com a presença do vice-prefeito Jugurta Nepomuceno; do chefe do Gabinete, Júnior Benzota; da secretária de Educação, Selma Carvalho; representante da Polícia Militar e da representante da ONG Agendha, Edvalda Arroucha, que realizou palestra sobre o tema, interagindo com os estudantes e demais pessoas presentes.

    O vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, ainda na abertura do evento falou: “Este é um momento que serve para despertar a conscientização dos jovens. É muito importante que possamos transmitir a todos os cidadãos essa verdade de preservação, principalmente às nossas crianças. Que possamos levar para as futuras gerações a importância do nosso meio ambiente”.

    Uma apresentação teatral dirigida por Dolores Moreira com a participação de estudantes, envolveu todos ainda na abertura do evento que também contou com a presença dos agentes ambientais, eleitos em cada uma das escolas sobre os quais falou Edvalda Aroucha. “Esses jovens estudantes estão fazendo um excelente trabalho em suas escolas, mas a responsabilidade é de todos, de cada um de nós. Cada aluno, professor, diretor, precisa ter despertada a consciência de que cada um é muito importante e é parte do processo. E eu confio que, a partir dessa consciência desses pequenos estudantes, a escola, o bairro, a cidade onde moramos será bem diferente, bem melhor para vivermos nela. Parabéns ao agentes ambientais das escolas. E vamos todos ajudá-los!”

    Ao se encerrar a I Conferência Municipal foram eleitos, por votação de todos os representantes credenciados em cada escola, os delegados para a etapa Regional da Conferência, que acontecerá no dia 03 de outubro, a partir das 13h, nas instalações do IFBA e sob a coordenação da Diretoria Regional de Educação da 10ª Região Administrativa da Bahia – DIREC-10.

    Os delegados eleitos na etapa municipal da I Conferência pelo Meio Ambiente foram:Jefferson Breno da Silva (Escola Montessori) representante das escolas particulares;Bárbara Vitória Lopis Feitosa (Escola Estadual Ministro Oliveira Brito) representante das Escolas Estaduais; Melquíades da Cruz (Escola Municipal General Argus Lima) representante das escolas do campo, zona rural do município; Fernanda Amaral de Almeida (Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro) Lília Fernandes de Souza (Escola Municipal Vinícius de Morais) e Ígor Nascimento (Escola Municipal Guiomar Pereira) representantes das escolas da rede municipal de ensino de Paulo Afonso.

     

    Autor: ASCOM / PMPA