Na maioria dos países, é celebrado como um momento de discussão sobre o seu papel na sociedade atual. Data instituída pela ONU em 1975, tem por objetivo reduzir e, paulatinamente, banir o preconceito contra o sexo feminino, chamado de sexo frágil.
Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nessa história. Por isso, o dia 08 de março precisa ser celebrado como um momento de conscientização das conquistas já realizadas, mas também e,sobretudo, como um momento de reflexão e aceitação da voz e do espaço feminino como parte essencial da sociedade, que precisam ser respeitados e garantidos, não apenas um dia, mas todos os dias de todos os anos.
Na educação nacional a presença da mulher e sua atuação como funcionária pública, professora, diretora, gestora de políticas educacionais, profissional da escola – seja em qualquer nível ou função – entre outras, são inquestionáveis. Aqui, na Rede Pública Municipal de Ensino do nosso município, é notória sua superioridade numérica. Essa quantidade da qual sou testemunha.
Muito tenho aprendido em minha jornada profissional e pessoal com as minhas colegas. Nossa força, determinação, coragem, habilidade que nos parece infinita de empreender múltiplas tarefas concomitantemente, sem nunca perdermos a sensibilidade e a compreensão, são algumas das características que nos definem e nos diferenciam dos homens. Diferença, contudo, não tem sinal nem positivo nem negativo. E é exatamente aí que o objetivo da qualidade se faz mais forte pelas nossas mãos, pelos nossos exemplos. A diferença nos ensina a tolerância, o respeito e a fraternidade.
Aproveito esse Dia Internacional da Mulher para registrar e agradecer o convívio e as lições. Que possamos, em tempo muito breve, realizar cada vez mais nossa meta de uma educação de qualidade em que tolerância, respeito e fraternidade sejam elementos propulsores que necessariamente nos levam à cidadania e a uma existência que preserve a felicidade de forma indistinta.
Parabéns e prosperidade para todas nós mulheres!
Carinhosamente,
Maria Selma Alves de Carvalho
Secretária Municipal de Educação
Autor: ASCOM/PMPA