Funcionários do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) de Paulo Afonso estão recebendo uma capacitação em atendimento pré-hospitalar (APH) móvel e fixo. Todos os SAMUs do Brasil estão participando dessa capacitação que é oferecida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz – SP a todos os municípios brasileiros que preencheram os requisitos estabelecidos pelo Ministério. Em Paulo Afonso a capacitação conta com o incentivo da Prefeitura Municipal. Duas profissionais de Paulo Afonso receberam treinamento em São Paulo: a coordenadora Geral do SAMU, Mirela Farias e a coordenadora de enfermagem, Pollyana Piancó.
A capacitação tem duração de um ano com um total de 16 módulos, contemplando todos os técnicos e condutores do serviço. Para a coordenadora de enfermagem do SAMU, Pollyana Piancó, a capacitação trará melhoria no atendimento. “Essa capacitação terá resultados diretos na melhoria do atendimento dos profissionais do SAMU. A partir desse curso a forma como os profissionais irão atender no município será unificada e padronizada com todos os atendimentos móveis do Brasil. Uma melhoria na qualidade do atendimento no município”, destacou a coordenadora.
O atendimento pré-hospitalar (APH) é o atendimento emergencial fora do hospital e feito de maneira adequada é responsável por salvar vidas, sendo também conhecido como resgate.
Autor: ASCOM/PMPA