Uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg) contemplou a cidade de Paulo Afonso como integrante da programação da Semana Delmiro Gouveia, evento realizado há 14 anos pela Fundeg no município alagoano.
Nas terras baianas centenas de pessoas lotaram o Lindinalva Cabral, na noite do dia 7 de outubro, para assistir a apresentações culturais do Coral Canto da Terra, da UNEB e do grupo teatral, APDT, além de debates com a presença do ator José Dumont e o show humorístico de Zé Lezin.
O evento contou com a presença de autoridades políticas locais; do coordenador do evento, professor Edvaldo Nascimento; dos bisnetos de Delmiro Gouveia, Maikel e Bruna; do diretor administrativo da Chesf em Paulo Afonso, Gilberto Pedrosa, representantes da UNEB e da Fundação Delmiro Gouveia. Mas as grandes atrações do evento foram: o ator convidado, José Dumont e o show do humorista Zé Lezin.
Em entrevista, o renomado ator nordestino, José Dumont, que participou pela primeira vez do evento, considera-se um admirador de Delmiro Goveia. “O evento é grande por que o personagem é grande. Delmiro tem uma das histórias mais interessantes do mundo”, salientou Dumont.
Para José Dumont, Delmiro é um personagem imortal, assim como Elvis Presley. “Também posso compará-lo a Lampião, no sentido de que Lampião traduz uma realidade peculiar, a do Nordeste, e Delmiro traduz a realidade dos grandes empreendimentos. Ele foi um grande visionário”.
Aos 35 anos de carreira como ator, José Dumont falou ainda sobre o cinema do Brasil e como a vida nordestina tem conquistado as telinhas e o cinema. “A tendência do cinema é sair das cidades grandes e por isso o sertanejo ganha espaço. A aventura, o sertão, a briga de família, o drama, o humor, a magia que existe na vida do sertanejo chama a atenção do espectador, é diferente. O Nordeste tem uma cultura muito forte”.
Dumont defende a introdução de artes cênicas na grade escolar e a ideia de que o Brasil precisa passar por grandes reformas a exemplo das tributárias e judiciárias. O ator parabenizou o público pauloafonsino, agradeceu o apoio e espantou-se com o crescimento da cidade. Dumont esteve em Paulo Afonso há 39 anos.
Autor: ASCOM/ PMPA