Realizada pela primeira vez em Paulo Afonso, Semana Delmiro Gouveia reúne grande público

Realizada pela primeira vez em Paulo Afonso, Semana Delmiro Gouveia reúne grande público

Realizada pela primeira vez em Paulo Afonso, Semana Delmiro Gouveia reúne grande público

Uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg) contemplou a cidade de Paulo Afonso como integrante da programação da Semana Delmiro Gouveia, evento realizado há 14 anos pela Fundeg no município alagoano.

Nas terras baianas centenas de pessoas lotaram o Lindinalva Cabral, na noite do dia 7 de outubro, para assistir a apresentações culturais do Coral Canto da Terra, da UNEB e do grupo teatral, APDT, além de debates com a presença do ator José Dumont e o show humorístico de Zé Lezin.

O evento contou com a presença de autoridades políticas locais; do coordenador do evento, professor Edvaldo Nascimento; dos bisnetos de Delmiro Gouveia, Maikel e Bruna; do diretor administrativo da Chesf em Paulo Afonso, Gilberto Pedrosa, representantes da UNEB e da Fundação Delmiro Gouveia. Mas as grandes atrações do evento foram: o ator convidado, José Dumont e o show do humorista Zé Lezin.

Em entrevista, o renomado ator nordestino, José Dumont, que participou pela primeira vez do evento, considera-se um admirador de Delmiro Goveia. “O evento é grande por que o personagem é grande. Delmiro tem uma das histórias mais interessantes do mundo”, salientou Dumont.

Para José Dumont, Delmiro é um personagem imortal, assim como Elvis Presley. “Também posso compará-lo a Lampião, no sentido de que Lampião traduz uma realidade peculiar, a do Nordeste, e Delmiro traduz a realidade dos grandes empreendimentos. Ele foi um grande visionário”.

Aos 35 anos de carreira como ator, José Dumont falou ainda sobre o cinema do Brasil e como a vida nordestina tem conquistado as telinhas e o cinema. “A tendência do cinema é sair das cidades grandes e por isso o sertanejo ganha espaço. A aventura, o sertão, a briga de família, o drama, o humor, a magia que existe na vida do sertanejo chama a atenção do espectador, é diferente. O Nordeste tem uma cultura muito forte”.

Dumont defende a introdução de artes cênicas na grade escolar e a ideia de que o Brasil precisa passar por grandes reformas a exemplo das tributárias e judiciárias. O ator parabenizou o público pauloafonsino, agradeceu o apoio e espantou-se com o crescimento da cidade. Dumont esteve em Paulo Afonso há 39 anos.

 

Autor: ASCOM/ PMPA

Artigos Relacionados