Público da Vacina Bivalente é ampliado e doses estão disponíveis nas UBS´s já a partir desta segunda-feira (3)

  • Publicado no dia: 03-04-2023
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    A partir desta segunda-feira (3), a vacina contra a Covid-19 está disponível para todos os grupos prioritários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). Inicialmente as doses estavam sendo por etapas e agora o Governo Federal determinou que a vacina fosse ampliada, abrangendo diversos grupos.


    De acordo com o Ministério da Saúde, poderão se vacinados idosos de 60 anos ou mais de idade; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores; Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos; Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); Gestantes e puérperas; Trabalhadores da Saúde; Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); População Privada de Liberdade e adolescentes em Medidas Socioeducativas; Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e pessoas com comorbidades de 12 a 59 anos.


    O atendimento nas Unidades de Saúde é de segunda a quinta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h30.

     

    Para se imunizar, é preciso apresentar o CPF ou cartão SUS e o cartão de vacina. Para os trabalhadores da saúde é necessário o contracheque ou outro documento que comprove o vínculo com o serviço de saúde, além de documento de identidade.  No caso dos alunos dos cursos das áreas de saúde, junto com o documento de identificação, e necessário apresentar documento comprobatório de realização de estágio emitido pela instituição de ensino.As pessoas com comorbidades devem levar relatório médico. Já as gestantes devem apresentar a caderneta da gestante e puérperas precisam levar a caderneta ou registro do bebê.

     

    Para receber a vacina é necessário ter concluído o esquema primário, que é composto pelas duas doses. O intervalo para tomar a vacina Bivalente é de quatro meses após a última dose.

     

    Grupos prioritários:


    Idosos de 60 anos ou mais de idade;


    Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores;


    Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos;


    Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);


    Gestantes e puérperas;


    Trabalhadores da Saúde;


    Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);


    População Privada de Liberdade e adolescentes em Medidas Socioeducativas;


    Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade;


    Pessoas com Comorbidades de 12 a 59 anos.

     

    Comorbidades:


    Diabetes Mellitus; Pneumopatias Crônicas Graves; Hipertansão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão Arterial Estágio 3; Hipertensão Arterial Estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência Cardíaca (IC); Cor-pulmoal e Hipertensão Pulmonar; Cardiopatia Hipertensiva; Síndromes Coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas; Arritmias Cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Prótese valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; Doença renal crônica; Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica.

    Autor: Ascom/PMPA