Projeto Vida Saudável: melhoria na qualidade de vida da terceira idade

• Publicado no dia: 01-06-2011

Proporcionar melhoria na qualidade de vida da terceira idade tem sido um dos objetivos da Prefeitura de Paulo Afonso, através do Projeto Vida Saudável. Desde o início da Gestão Cidadania e Trabalho, grupos de idosos realizam exercícios físicos gratuitamente, recebendo todo o acompanhamento necessário dos monitores disponibilizados pela Prefeitura.

Além dos exercícios físicos, o grupo participa de atividades lúdicas através de passeios, cafés da manhã e piquenique, além de palestras sobre saúde. “Através do Vida Saudável, proporcionamos aos idosos uma melhoria considerável na qualidade de vida, com o aumento da resistência física, bem como a vivência de momentos de lazer, com as atividades lúdicas”, falou o diretor do Departamento Municipal de Esporte, Danilson Fortes .

Para a aposentada Maria Freire, de 76 anos, participar do grupo tem proporcionado melhorias na sua saúde. “Eu gosto muito de fazer estes exercícios. Até uma dor no braço que eu tinha não tenho mais. Minha saúde melhorou bastante depois que comecei a participar”, frisou. Para Maria Nilza, de 64 anos, participante assídua, o Vida Saudável vai além das atividades físicas. “Estar aqui é muito bom porque fazemos exercícios e ainda encontramos os amigos. Ficar em casa só dá depressão, atrofia os músculos. Melhorei bastante desde que comecei a frequentar o grupo”, explica Nilza.

As atividades físicas são ofertadas na Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Clube Operário Paulo Afonso (COPA), nos bairros Centenário, Moxotó Bahia e na Ceasa, contemplando os moradores do Bairro Tancredo Neves.

O Projeto Vida Saudável contempla ainda a participação destes grupos no Chá Dançante, ofertado mensalmente pela Prefeitura aos membros das associações da terceira idade.

Autor: ASCOM/ PMPA