A Secretaria Municipal de Educação, através do Programa Escola Ativa, por meio das professoras Clemilda Maria Lima e Josefa do Rosário Sousa Araújo, realizaram mais um microcentro com as professoras das escolas de pequeno porte do meio rural que atuam com turmas de multisseriado. O evento aconteceu no dia 13 de maio, onde foram analisados e elaborados os conteúdos programáticos para este ano letivo, bem como teve sequencia as atividades de formação continuada.
O humorista Bosco promoveu um show de risadas para os que se fizeram presentes. No total cinquenta professores estiveram na reunião. O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes de multisseriado das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.
Paulo Afonso é um município que aderiu ao Programa Escola Ativa em convênio com o Governo do Estado da Bahia e que tem desenvolvido o constante trabalho para a qualificação de professores que atuam no perímetro rural. Entre as propostas, busca-se melhorar sempre o ensino ministrado nas classes de multisseriado, visando a um ensino de qualidade, além de fornecer subsídios teóricos para a educação do campo e sustentabilidade de seus agentes sociais, os alunos em seus povoados.
“Estamos desenvolvendo uma educação digna, eficaz, de qualidade; estamos sempre atentos para melhorar nosso trabalho em todo o município e, em especial, observando a diversidade curricular para atender às necessidades peculiares, a exemplo do ensino laborado no campo, que é uma de nossas metas de trabalho e que temos conduzido com muito sucesso”, informou a secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho.
Autor: ASCOM / PMPA