Em tempos de enfrentamento ao coronavírus, os cuidados com a higienização se tornaram um capítulo importante para proteger a saúde de pacientes e de profissionais que atuam em unidades de saúde. Pensando em ofertar a cada dia um ambiente hospitalar dentro das normas e parâmetros, a Secretaria de Saúde promoveu a capacitação para a equipe dessa área da UPA Covid.
Com o tema: Limpeza Terminal e concorrente – boas práticas de Biossegurança, o curso integra o cronograma de ações do Programa de Educação Continuada e Permanente da unidade, e busca otimizar e aperfeiçoar a assistência prestada na unidade na oferta de um espaço mais seguro e protegido de acordo com os protocolos de segurança sanitária.
A atualização teve como principal objetivo qualificar o processo de trabalho e refinar as rotinas desenvolvidas na unidade. “As capacitações visam orientar para que os colaboradores tenham cada vez mais conhecimento do serviço de limpeza hospitalar, identificando, por exemplo, conceitos como limpeza terminal, limpeza concorrente e limpeza imediata. Garantindo assim, a segurança tanto dos profissionais quanto dos pacientes”, disse a enfermeira Stefany Martins.
Ainda segundo a profissional, capacitação prevê a apresentação e implementação dos protocolos, visando garantir a organização, padronização e otimização das atividades assistenciais. “As ações contribuem para o desenvolvimento da equipe e objetivam oferecer atendimento resolutivo, integral, humanizado e seguro a todos os usuários do serviço”, finalizou.
O curso foi ministrado pela coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Jessyca Brasil, o enfermeiro e responsável pela Educação Continuada, Eduardo Marinho, a enfermeira de Referência Assistencial, Stefany Martins e participação da coordenadoria de Higienização, Glauber Rocha.
Autor: Ascom/PMPA