As homenagens a São Francisco de Assis, padroeiro de Paulo Afonso, encerraram-se neste sábado (4), dia dedicado ao santo protetor dos animais e da natureza. Neste ano o novenário teve como tema “A Esperança de Deus Não Decepciona”. Durante as nove noites de festa foram celebradas missas e realizada a tradicional festa de largo com shows musicais, bingo beneficente, praça de alimentação e barracas para venda de produtos diversos, exceto bebidas alcoólicas.
No último dia de festa, pela manhã, aconteceu a procissão fluvial saindo da igreja de São Francisco em direção ao Beira Rio, na barragem de Moxotó. Em seguida, a imagem do santo saiu em cortejo fluvial pelo canal da Usina PA IV até o Balneário São Francisco (Prainha), onde centenas de fiéis aguardavam para pagar promessas e agradecer por bênçãos alcançadas, alguns trajando réplicas da batina usada pelo santo, como a pequena Emanuelle Carvalho, de oito anos, filha de Edson dos Santos Alves de Carvalho e Edjane Pereira de Carvalho. Emocionada, Edjane falou sobre a promessa que fez a São Francisco pelo milagre recebido.
“O milagre que São Francisco me concedeu foi a vida da minha filha; minutos antes do parto eu comecei a perder líquido amniótico e além disso o médico disse que ela corria o risco de morrer porque estava com o cordão umbilical entrelaçado no pescoço. Desesperada, eu comecei a rezar e pedir à Nossa Senhora e a São Francisco que não deixassem minha filha morrer e prometi que se o meu pedido fosse atendido, ela participaria da festa todos os anos, usando uma batina igual a de são Francisco”, falou Edjane.
No catamarã que conduziu a imagem de São Francisco até a Prainha, estavam o Padre Celso Anunciação, o prefeito Anilton Bastos, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra e a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira. Após a chegada à Prainha, agora conduzida por um caminhão do Corpo de Bombeiros, a imagem de São Francisco seguiu em carreata acompanhada por carros e motocicletas percorrendo um trecho da BA 210, Avenida Apolônio Sales e Rua da Gangorra até a igreja. À noite, aconteceu mais uma procissão pelas principais ruas do centro da cidade e o encerramento do novenário com a celebração da última missa e um belíssimo show pirotécnico.
Autor: ASCOM / PMPA