O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos (PDT), completa nesta quarta-feira (10) cem dias de governo. Entre as principais atividades desta nova gestão, está a realização de obras que beneficiam diversas comunidades da área urbana e rural, em especial aquelas que estão sendo feitas com recursos 100% próprios.
A campanha publicitária lançada nos últimos dias – “A Prefeitura não para” – ressalta o intensivo trabalho da gestão municipal. Entre os destaques dos projetos erguidos com recursos municipais, está a construção da quadra coberta da Escola Rivadalva de Carvalho, no BTN. Além da Rivadalva, mais duas escolas ganharão quadras cobertas – o CEMPA e a Guiomar Pereira. Outra ação que também está sendo realizada com recursos próprios é a reforma de PSF´s. Estão sendo contemplados os PSF´s Delmiro Gouveia, no BTN; Santa Inês, Maruim, Boa Esperança, Malhada Grande e Riacho.
Dentro do cronograma intensificado de projetos, a Prefeitura já iniciou a construção da Praça do Esporte e da Cultura, no BTN, e realizou o sonho da casa própria de 215 famílias, entregando as chaves do Conjunto Habitacional do Siriema I e de mais duas famílias do Nambebé, as primeiras que receberam as 24 casas que fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural.
Outra ação marcante deste início de gestão foi a concretização para construção da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), que em breve disponibilizará o curso de medicina no município. Paulo Afonso foi contemplado ainda com duas novas ambulâncias do SAMU e dezenas de ações que trazem a melhoria da qualidade de vida.
“Para nós é uma grande satisfação iniciar mais um mandato e em cem dias realizar tantas ações para a nossa comunidade. Estaremos sempre empenhados em cumprir os nossos compromissos e zelar pela credibilidade depositada pelo povo nas urnas, ofertando, a cada dia, uma melhor cidade para se viver”, ressaltou o prefeito Anilton.
Nos próximos dias a Prefeitura continua o seu cronograma de ações e entrega 400 fardamentos às crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e realiza o lançamento da ordem de serviço da Academia da Saúde no BTN III.
Outra grande obra que também estará sendo construída é a nova Escola João Bosco, que será uma referência na Educação Municipal. O local passará a contar com três pavimentos, atendendo à educação infantil e ao ensino fundamental, com capacidade para cerca de mil alunos em três turnos.
A área infantil será composta com três salas de aula, além de recreio coberto, praça de recreação e sala dos professores. Nos outros dois pavimentos serão construídas 20 salas de aulas para alunos do ensino fundamental.
A nova escola contará ainda com quadra de esportes, laboratório de ciências, auditório, refeitório, laboratório de informática, enfermaria, biblioteca, banheiros e rampas adaptadas para cadeirantes, recreio coberto e área para abrigar diretoria, vice-diretoria, recepção, coordenação pedagógica, almoxarifado, cantina, arquivo, vestiários e estacionamento.
Outras obras que estão em ritmo acelerado são a construção de uma Creche no Bairro Jardim Bahia, a pista de Vaquejada e o CEMPA do BTN. A Creche do Jardim Bahia está sendo erguida também com recursos próprios. A obra está em rimo acelerado e beneficiará cerca de 120 crianças.
O projeto conta com três salas para a creche e mais uma para pré-escola, além de banheiros, pátio coberto, sala multiuso e de informática, área externa com parque infantil, sala dos professores, banheiros, cozinha, refeitório, lavanderia, lactário e copa. Com a creche, as mães do bairro que precisam trabalhar terão um local adequado para deixar seus filhos, que serão acompanhados por uma equipe de profissionais qualificados.
Já o CEMPA do BTN, que também já teve sua obra iniciada, contará com oito salas de aula com capacidade para atender cerca de 300 alunos da Educação Infantil. O local terá ainda recreio coberto, área externa coberta, sala para diretor, sala de professores, coordenação pedagógica, secretaria, depósito, vestiários para funcionários e cantina.
E para os amantes da vaquejada, a Prefeitura está construindo no Parque de Exposição Djalma Wanderley a Pista de Vaquejada. São 110 metros de comprimento e todas as medidas padrões exigidas para a prática de várias competições do gênero.
É por isso que a Prefeitura não para – para ofertar, a cada obra, mais qualidade de vida e uma cidade melhor para se viver!
Autor: ASCOM/ PMPA