Com o objetivo de atender aos pacientes que necessitam realizar hemodiálise, a Prefeitura de Paulo Afonso está apoiando a realização do mutirão cirúrgico para a confecção de fístulas arteriovenosas.
O evento, que será realizado no dia 18 de dezembro, conta com a realização da Vascularte,Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, Clirenal e SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), e consiste na realização de cirurgias gratuitas para a confecção das fístulas nos pacientes, recurso utilizado para receber o dispositivo para a hemodiálise. Segundo o médico Iran Gama, o evento é uma alternativa para os pacientes que têm a necessidade e estão em fila de espera. “O mutirão é uma oportunidade para as pessoas que não têm condições de terem acesso à realização da fístula, que é essencial para a realização da hemodiálise”, falou o médico.
Ele explica que participarão seis médicos dos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sao Paulo e os procedimentos serão realizados no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA). O médico ressaltou que a idéia para a realização do mutirão surgiu durante o evento ocorrido em outubro, o Encontro de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, o 1º Balsape.
“Este evento será uma forma de contribuirmos para a melhoria de vida dos pacientes que não teriam condições de realizar esta cirurgia. Ressaltamos e agradecemos o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso”, disse Iran. Ao todo serão atendidos vinte pacientes.
Autor: ASCOM/PMPA