Povoado Tigre recebe Posto de Apoio à Saúde requalificado

• Publicado no dia: 26-04-2018

Usuários da Rede Pública de Saúde do município de Paulo Afonso, residentes nos povoados Tigre, Salinas, Ludovico, Duas Barras, Pias e Arrastapé receberam nesta quinta-feira, 26/4, a requalificação do Posto de Apoio à Saúde Euclides Teixeira. Inaugurada em 2012, a unidade localizada no Tigre homenageou um dos primeiros moradores daquela localidade. Seu Nozinho, como era conhecido popularmente, nasceu no povoado em 1916, onde se casou com Dona Sérgia Gomes da Silva e teve oito filhos, entre eles o falecido vereador Juvenal e o subsecretário de Educação, Pedro Teixeira. Seu Euclides faleceu em 2009, aos 93 anos.

Depois de visitar o local no ano passado, atendendo a pedidos de líderes comunitários e do vereador Marconi Daniel (PHS), o prefeito Luiz de Deus autorizou a execução da obra que incluiu reparo do telhado, pintura das paredes externas e internas, substituição de portas e das instalações elétricas e hidráulicas, além da aquisição de novos equipamentos.

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o posto de apoio disponibiliza consultas médicas, odontológicas, regulação de medicamentos, curativos, vacinas e exames preventivos. De acordo com a coordenadora, Jaciara Alves Reis, semanalmente são realizados 57 atendimentos, sendo 12 procedimentos odontológicos às quartas-feiras, 25 consultas médicas e 20 com a enfermeira às sextas-feiras, números que o prefeito Luiz de Deus garantiu dobrar nos próximos meses. Ainda segundo Jaciara, a equipe é composta por uma enfermeira, duas técnicas em enfermagem, uma vacinadora, uma atendente de consultório odontológico, uma dentista e três agentes comunitárias de saúde que além do Tigre, atendem nos povoados Caiçara e Campos Novos.

Para o líder comunitário Edvaldo Gomes, a requalificação da unidade de saúde do seu povoado é a prova de que o Governo Municipal investe na melhoria da saúde, não apenas do centro da cidade, mas também da área rural. “Os moradores do Tigre e dos povoados vizinhos que aqui são atendidos, hoje estão satisfeitos com a atenção da Prefeitura. Agora, temos um ambiente novo, com mais conforto e o atendimento que sempre foi bom, ficou melhor. Em nome dos moradores eu agradeço ao prefeito Luiz de Deus pela preocupação de melhorar nosso posto”, disse Edvaldo.

O prefeito Luiz de Deus, ao iniciar seu breve discurso fez uma referência elogiosa ao ex-prefeito Abel Barbosa e Silva, autor do Projeto de Lei que criou o município de Paulo Afonso, em 1958. Chefe Abel, como era chamado popularmente, faleceu horas antes da solenidade. “Com ele, vai uma parte da história desta cidade”, disse o prefeito.

Sobre a requalificação do Posto de Apoio à Saúde do povoado Tigre, o chefe do Executivo Municipal falou: “Eu tenho dito sempre que temos que trabalhar pensando em melhorar a vida do próximo. E é partindo deste princípio que nós, enquanto agentes públicos, procuramos elevar ao nível máximo a qualidade do atendimento à saúde no nosso município. Tenham certeza de que a Prefeitura de Paulo Afonso vai continuar investindo nessa área”.

Além de Luiz de Deus, participaram da solenidade, o vice-prefeito Flávio Henrique Lima; o secretário de Saúde, Ivaldo Sales Jr; o presidente da Câmara Municipal, Marcondes Francisco (PSD), representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e de diversos setores do município.

Autor: ASCOM/PMPA