Aconteceu em Brasília, de 29 de setembro a 03 de outubro, a III Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca. Representantes da Prefeitura e do Setor Aquícola de Paulo Afonso estiveram presentes no evento que também contou com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Altemir Gregolin, definindo políticas públicas que serão aplicadas no setor pesqueiro e piscícola no próximo ano, transformando-se em leis, emendas, Pec’s, entre outros mecanismos.
Entre os destaques do evento estão as políticas para a mulher pescadora como o acesso ao salário maternidade, a inclusão imediata dos lagos de Xingó, Moxotó, Sobradinho e Itaparica nos estudos de implementação dos parques aquícolas nacionais, a simplificação do licenciamento ambiental e as ações na área de Educação de Jovens e Adultos, através de ações como orçamento específico do Programa Pescando Letras, Ensino Superior e Alfabetização voltados para pescadores e aquicultores familiares.
Para o representante da Prefeitura de Paulo Afonso, o auxiliar técnico da Divisão de Piscicultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Dimitrius Cardoso Carvalho, a presença da delegação da Bahia teve força e fez a diferença na Conferência. “Conseguimos levar boas propostas e fazer com que todas elas fossem aprovadas, trazendo benefícios relacionados à agricultura, pesca e educação com o Programa Pescando Letras, que já está com todo o orçamento pronto”, enfatizou Dimitrius.
A participação de representantes da Prefeitura e de pauloafonsinos foi incentivada pela Administração Anilton Bastos, através do secretário Petrônio Nogueira, em parceria com o SEBRAE, e foi de fundamental importância uma vez que protagonizou um papel articulatório estratégico valorizando e otimizando o Setor Pesqueiro e Aquícola da cidade.
Autor: ASCOM/PMPA