Na próxima, quinta-feira, 7, às 7h30, acontecerá no Auditório da UNEB, a Etapa Territorial da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Bahia – Território de Itaparica. O evento tem a organização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município, atendendo à solicitação da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia e do Conselho Estadual, visando a uma maior articulação entre os municípios que compõem o Território para o fortalecimento das políticas públicas direcionadas a este grupo social de forma integrada na região, Estado e País.
Essa IV Conferência traz como tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”. Haverá na programação palestras para uma maior explanação sobre os temas a serem debatidos. Na parte da tarde, os participantes serão divididos em três eixos temáticos onde serão levantados: Eixo I – Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional; Eixo II – Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social; e Eixo III – A interação entre os Poderes e os entes federados. Nesses grupos serão apresentadas as ações previstas e coletada as sugestões para sua efetivação. Logo após, serão escolhidos 8 delegados, que representarão o Território de Itaparica (Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Macururé, Abaré e Chorrochó), na etapa final da IV Conferência Estadual, em Salvador nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Em dezembro acontecerá a Nacional.
As inscrições estão sendo realizadas na Casa dos Conselhos até esta quarta-feira, 10h. As vagas são limitadas e serão priorizadas as inscrições de usuários com deficiência dos programas sociais e da sociedade civil organizada, de servidores públicos das redes socioassistenciais e educacionais, para estudantes universitários e instituições convidadas.
O evento contará ainda com representantes dos municípios do território, autoridades locais, do vice-presidente do Conselho Estadual e convidados.
Autor: ASCOM/PMPA