No Dia Mundial do Turismo, comemorando no dia 27 de setembro, Paulo Afonso tem muito a comemorar. Recentemente, a cidade baiana foi inclusa, por meio do Ministério do Turismo, como um dos 115 destinos turísticos do Brasil. Os grupos políticos junto com os conselhos e os empresários estão encontrando o caminho rumo ao progresso turístico e têm dado passos largos neste sentido.
No último dia 22, aconteceu no município o Seminário Discutindo o Destino Turístico de Paulo Afonso e Região dos Lagos e Cânions, com representantes de órgãos estaduais e municipais ligados ao setor e ao Poder Executivo, além de empresários (trade) locais. Na oportunidade, foram discutidas ações de promoção do turismo em Paulo Afonso e apresentados planos, por meio da Chesf e Sebrae local.
Para o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, presente no Seminário, o futuro do turismo, na cidade, já chegou. Para ele, o interesse dos empresários, a boa movimentação nos hotéis, a vinda dos voos e a inclusão do município como destino turístico do Brasil são frutos de muito estudo e busca da ampliação do turismo da cidade.
Como ressalta o hoteleiro Roberto Araújo, Paulo Afonso está caminhando para o turismo profissional. “Existe maior apoio político e eu desejo que este trabalho continue e garanta a credibilidade a outros hoteleiros. Essas ações contínuas garantem a concretização de um bom trabalho no turismo”, destacou Roberto.
Para a turismóloga e proprietária da Agência Trilha Turismo, Maíra, o turismo pode ser bem explorado na cidade no ponto de vista do emprego e renda. “Aproveitando as potencialidades de Paulo Afonso e enxergando o turismo também como função social, ele tende a ajudar o município. Por intermédio da educação para o turismo, podemos inserir a população nesse processo e obter o desenvolvimento e a minimização da pobreza”.
O Grupo Gestor do Destino Turístico de Paulo Afonso, sob a coordenação de Marlos Guerra, ressalta. “Com a atuação do Grupo, esperamos fortalecer e profissionalizar todo o trade, garantido ao município o turismo sustentável. Como resultado, esperamos a melhoria e consolidação do destino turístico de Paulo Afonso, além de seu desenvolvimento de forma contínua e plural, superando as questões político- partidárias”.
Para a interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo e representante da Bahiatursa, Rose Oliveira, Paulo Afonso só precisa acreditar. “E fazer desenvolver as ações, porque potencial a cidade tem bastante”.
Os membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) enfatizam o seu apoio à cidade. “A qualidade dos nossos produtos e serviços perpassam por um planejamento participativo, uma gestão compartilhada. É nessa perspectiva que estamos construindo uma proposta de trabalho: somando esforços e agregando valores na tarefa de diagnosticar as nossas necessidades e traçar estratégias eficazes para o êxito do nosso Destino”, disse a vice-presidente do COMTUR, Rosângela Menezes.
Ansioso por grandes mudanças, o coordenador Geral do Conselho Regional de Turismo Região dos Lagos e Cânions do São Francisco, Antônio Galdino desabafa. “Ainda teimo em acreditar que esse grupo gestor do turismo em Paulo Afonso fortalecerá as ações do COMTUR em Paulo Afonso, assim como ainda creio que os governos municipais e os empresários de Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Abaré e Santa Brígida (municípios que formam a Região dos Lagos e Cânions do São Francisco) vão um dia descobrir esse tesouro imenso em suas terras e amanhã talvez possamos dizer que, enfim, somos um município, uma região, onde o turismo é o vetor do desenvolvimento. E talvez estejamos felizes pela luta encetada na plantação e adubo desta semente”.
Gilberto Pedrosa, administrador da Chesf, avalia a contribuição da estatal com o turismo pauloafonsino. “O papel da Chesf, no âmbito dos projetos para alavancar o turismo em Paulo Afonso e região está referendado na sua política de responsabilidade social, considerando seu compromisso com a comunidade, no sentido de fomentar a atividade turística, a partir do potencial existente dentro das suas instalações. Seu negócio é gerar, transmitir e comercializar energia, no entanto, agrega esse produto à sua gestão na parceria com o município e o trade, em benefício da comunidade, com a visitação técnica e turística”.
O secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jânio Soares, agradece a todos os que compõem a Secretaria, aos conselhos, à classe empresarial e aos grupos que colaboram com o turismo da cidade. “Aproveito para salientar que a Secretaria está de braços abertos para cooperar nas mais diversas atividades que busquem aperfeiçoar o segmento em nossa cidade”.
Autor: ASCOM / PMPA