A III Conferência Municipal de Cultura realizada nos dias 25 e 26 de agosto no Centro de Cultura Lindinalva Cabral em Paulo Afonso, discutiu as barreiras que norteiam as manifestações culturais do município. O encontro foi aberto oficialmente na noite da quinta feira (25), com a presença da Diretora Municipal de Cultura, Glória Lira e representantes da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, além de grupos folclóricos, animadores de quadrilhas juninas, membros de terreiros de candomblé, atores, diretores, transformistas e coreógrafos já conhecidos do público pauloafonsino.
Na terça feira, dia 26, os participantes se dividiram em seis grupos temáticos, onde utilizando as letras da palavra “FOFA”, apontaram as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que fazem parte do calendário festivo municipal, como os grandes eventos de motociclismo, que apesar de serem considerados geradores emprego temporário, criando oportunidades de negócios e fomentando a economia, ameaçam o prestígio dos valores locais, que na opinião de muitos que se consideram integrantes desse grupo, já têm espaço insignificante nos eventos considerados mais importantes, onde as chamadas “Bandas Cabeça de Bode”, que trocam de vocalistas e dançarinos constantemente, sempre se destacam.
Entre as principais cobranças apontadas pelos grupos destacou – se: cumprimento da Lei nº 1043/2006, que concede incentivo fiscal à pessoa físicaou jurídica domiciliada no município e que não esteja inadimplente com seus impostos, para a realização de projetos culturais, no valor de 5% da receita proveniente da arrecadação de impostos municipais, sendo que, de acordo com a referida Lie, este valor será fixado anualmente pela Câmara Municipal. De acordo com o seu artigo 2º. São abrangidas por esta Lei as seguintes manifestações culturais: música, canto e dança; artes cênicas; cinema e vídeo; literatura; artes visuais; artes plásticas; patrimônio histórico-cultural; bibliotecas e museus; grupos folclóricos e manifestação da cultura regional; capoeira.
Finalizando a Conferência Municipal, todos os grupos voltaram a se reunir no auditório do Centro de Cultura, quando apresentaram seus projetos a serem escolhidos pelos próprios participantes para serem levados pelos representantes eleitos, às Conferências Territorial e Estadual, com datas que ainda serão definidas.
Autor: ASCOM / PMPA