No dia 3 de outubro, Paulo Afonso sediará a Maratona de Canoagem da Bahia. O evento recebe atletas de todo o país, que percorrerão um percurso de 55 km pelo Rio São Francisco, passando por Alagoas, Sergipe e Bahia.
A maratona será dividida nas categorias Maratona (duplas) e Turismo (duplas ou solo), com trajetórias diferenciadas, contando com 9 km de percurso turismo, com parada na PA 4, de onde os competidores retornam para a cidade de Paulo Afonso.
Para o secretário de Turismo, Jânio Soares, o evento é mais uma forma de incentivar o esporte náutico, uma vez que Paulo Afonso é formado por cânions e lagos que podem ser explorados com a atividade; além de fomentar o turismo. “Estamos incentivando mais uma prática desportiva, condizente com o perfil da nossa cidade, cercada por água. Além do mais, estamos dando mais uma injeção no turismo, já que participam canoístas de diversos lugares do país”, falou Janinho.
A organização promete exigir no percurso, que deverá aliar força e técnica dos competidores. A prova passará por pontos como a Garganta na represa da UTE de Xingó e Barragem de Xingó, em Sergipe. Os barcos que devem ser utilizados na prova são do modelo Foca Sit-On-Top, fabricado pela Cayaker, por serem estáveis e de fácil manobra. Mais provas – As categorias homologadas pela CBCa K1, K2, C1 e C2 também poderão fazer parte da prova, assim como os interessados em realizar a travessia de 55 quilômetros em embarcação livre.
Maiores Informações na Secretatria de Turismo (75) 3281-3347.
Autor: ASCOM/ PMPA